A D E C O N C O N S U L T O R I A

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Em uma empresa manter tudo devidamente registrado, organizado e atualizado, não é uma tarefa simples. Pois qualquer desorganização, falta de dados em fluxos de caixas e atraso de pagamentos, gera muitos problemas. Sabendo dessa dificuldade de muitos empresários, hoje iremos mostrar alguns aplicativos para controle financeiro que irão auxiliar sua empresa.

Vamos conhecer alguns aplicativos para controle financeiro!

1) Cake

Começando a lista de aplicativos para controle financeiro temos o Cake, um sistema de gestão para micro e pequenas empresas e pode facilitar no seu dia a dia o controle de toda gestão de sua empresa de forma simples e inteligente. Com ele você tem controle de suas vendas, compras, estoque e financeiro. Na parte de gestão financeira possui as opções de controlar todas as movimentações, importar extrato bancário para integrar com as contas bancárias, consultar os lançamentos por vendas e permite controlar todas contas a pagar e os recebimentos.

Porém o sistema não é gratuito, possui quatro tipos de planos mensais: mini cake (R$ 19,90), cupcake (R$ 64,90), cake top (R$ 114,90) e cake boss (R$ 199,90).

Seu grande diferencial é para empresários que possuem várias lojas e não sabe como administrar todas. Pensado nisso, os desenvolvedores do sistema, desenvolveram a versão Cake+, um sistema voltado à gestão de rede de lojas. Enfim, o sistema te garante toda a eficiência e centralização de todas as informações essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.

→ Disponível apenas para web.

Prós: Ótima interface, bons gráficos e várias funcionalidades

Contras: não possui aplicativos para Smartphones e não possui nenhuma versão gratuita

2) Qipu

Qipu é um aplicativo gratuito lançado pelo Sebrae e pelo Buscapé direcionado para microempreendedores individuais para auxiliar no controle das finanças da empresa. Portanto, se você é um MEI, esse aplicativo é ideal para você. Ele possui as funções de armazenar todas as informações em um serviço de nuvem, de fornecer todas as movimentações financeiras de sua empresa, visualizando receitas, despesas e emitindo notas; e possui a funcionalidade de exibir na tela todos os benefícios previdenciários que cobrem o MEI.

O diferencial do Qipu é possuir um sistema de notificação, que te ajudará a lembrar das datas importantes, atreladas à empresa. Ele notifica sobre quando é o dia do pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples), documento que o microempreendedor individual tem o dever de pagar todo o mês, e além disso, envia um alerta sobre a entrega da declaração anual.

→ Está disponível para web, Android, iOS e Windows Phone.

Prós: Prático, gerenciamento fiscal e notificações de pagamentos mensais e rápido atendimento quando possui alguma dúvida sobre o aplicativo

Contra: Pesado para alguns celulares

3) Nibo

Nibo é uma ferramenta online de gestão financeira para pequenas e médias empresas. Por meio dele é possível ter um controle financeiro de sua empresa, elaboração de relatórios online, integração bancária, emissão de nota fiscal, envio de documento, emissão de boletos, ver seu fluxo de caixa e interagir com seu contador de forma mais ágil dentre outras funções. Algo que se deve ressaltar, é que você pode criar diferentes perfis de acesso as informações, criando times de acordo com a responsabilidade das tarefas.

Os principais diferencias do Nibo é sua simplicidade e usabilidade, fornecendo bastante transparência e para quem tem mais de uma empresa, consegue ver o desempenho de uma separada. O preço do Nibo para empresas parte de R$ 59,00 ao mês por empresa.

→ Está disponível para web e iOS.

Prós: maior integração financeira e contábil e gestão de funcionários

Contra: não possui versão gratuita, porém consegue fazer o teste gratuito de 5 dias.

4) ContaAzul

O ContaAzul é um sistema de gestão para micro e pequenas empresas que inclui funções como controle financeiro, de vendas, de estoques e emite nota fiscal eletrônica. O sistema permite fazer o controle do seu produto ou serviço, realizar backup das informações e analisar todos os itens relacionados com estoque, fornece relatórios de fluxo de caixa diário, de vendas, de estoque, da DRE entre outros, além dos diferenciais de ser 100% na nuvem, que resulta o acesso em qualquer lugar; e de emitir vendas diretamente do smartphone, assim, auxiliando no controle e acompanhamento das transações.

Porém, o ContaAzul disponibiliza uma versão gratuita para testes por apenas sete dias. Suas funcionalidades variam conforme o plano que você necessite, a diferença entre os planos consiste no número de boletos e notas fiscais emitidas e na quantidade de usuários com acesso ao sistema. Os planos variam de R$ 39,00 a R$ 279,00 por ano, dependendo do porte e necessidade de sua empresa.

→ Está disponível para web, Android e iOS.

Prós: 100% na nuvem e a segurança dos armazenamentos das informações

Contras: não ser gratuito e focado apenas para micro e pequenas empresas.

5) Expensify

Em seguida, temos o Expensify é um aplicativo para controle financeiro, ele permite que você digitalize recibos, importe registros bancários, crie categorias de despesas, registre entradas e saídas e até sincronizar gastos do cartão de crédito. Os seus diferenciais são a conversão dos valores gastos em diferentes moedas e a scan, na qual você poderá armazenar suas notas em sua lista de gastos sem precisar digitalizar nada.

Um aplicativo essencial para serviços que trabalham com funcionários que precisam fazer viagens a trabalho.

O aplicativo consegue calcular gastos de combustível e usar um aplicativo de GPS que ajuda a calcular a distância que o funcionário rodou e assim poder reembolsá-lo por serviços como o PayPal.

Por outro lado, o aplicativo está disponível apenas em inglês, porém os ícones em cada item ajudam a compreender suas funções. Dessa forma, única questão inconveniente que pode dificultar a análise dos gastos gerados nas viagens é que a unidade de distância é em milhas e não possui opções para alterar.

Possui a versão gratuita, porém há também uma versão paga, com mais espaço e mais funcionalidades.

→ Está disponível para web, Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.

Prós: SmartScan, auxilia as despesas com viagens de modo simples e funciona offline

Contras: Em inglês e só importa dados de cartões de crédito de bancos americanos

6) GuiaBolso

Um dos aplicativos para controle financeiro é o GuiaBolso, um serviço de controle financeiro que serve tanto para empresas quanto para pessoas físicas. O programa organiza as despesas, cria gráficos e traz funções essenciais como consulta de saldo, extrato e fatura de cartão. O diferencial que mais se destaca é a possibilidade de incluir diferentes contas bancárias, oferecendo integração com instituições como Caixa Econômica, Banco do Brasil, além de operadoras de cartão de crédito como o Nubank e American Express. Com essa sincronização permite que você tenha o controle geral do fluxo financeiro de sua empresa, fornecendo uma visão do cenário atual e do futuro. Em relação a confiança, o aplicativo oferece a mesma segurança que os aplicativos de bancos.

É um aplicativo utilizado por milhões de pessoas no mundo que procuram insumos para auxiliar nas decisões financeiras. É totalmente gratuito.

→ Está disponível para web, Android e iOS.

Prós: fácil de usar, interface limpa e gratuito

Contra: não é homologado pelos bancos e requer CPF

7) Mint

Conhecido como personal financeiro, o Mint é ágil e bem desenhando. Com todos os dados que você inclui no sistema, ele te fornecerá um gráfico que demonstra quanto você tem para gastar, quanto falta para pagar as contas e até mesmo se você está gastando demais. Possui a funcionalidade de controlar as várias despesas que uma empresa pode ter, tais como: investimento inicial, despesas variáveis e fixas, comissões e despesas opcionais.

Os diferencias do Mint é que para o acesso do aplicativo, é necessário oferece uma senha para acessar, tornando o aplicativo confiável e é  gratuito qualquer versão.

→ Está disponível para Android, iOS e Windows Phone

Prós: sistema de automatização de conteúdo, bons gráficos

Contras: muitos anúncios publicitários no aplicativo e versão em inglês

8) Quickbooks ZeroPaper

O ZeroPaper é um gerenciador financeiro focado para autônomos, profissionais liberais e microempresas. Com esse sistema, você consegue gerenciar os gastos e ganhos do seu negócio em qualquer lugar e a qualquer momento. Possui as funcionalidades de monitorar receitas, despesas, lucro e fluxo de caixa, criar e enviar notas fiscais, criar recibos e relatórios financeiros para auxiliar na análise da situação financeira que sua empresa se encontra, gerenciar seus clientes e fornecedores e armazenamentos de comprovantes. Os grandes diferenciais são: o envio de alertas por SMS sobre as contas a pagar e os recebimentos e a vantagem de importar informações do Excel e do Gmail.

O ZeroPaper possui uma versão gratuita, porém para ter acesso a todas funcionalidades que o sistema oferece é preciso pagar uma pequena mensalidade, a versão Plus, que custa em torno de R$ 18,00.

→ Está disponível para web, Android e iOS

Prós: simplicidade e variedade de opções de relatórios

Contras: Não ser múltiplas contas e falta de configurar opções por onde são enviados os lembretes.

9) Bling

Bling é uma ferramenta online capaz de gerenciar as principais funções administrativas de uma pequena empresa. O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar as tarefas essenciais de sua empresa. Por meio do sistema você conseguirá organizar notas fiscais, estoques, cadastros, vendas e finanças; administrar toda a movimentação do seu caixa, controlar os vencimentos das contas, contratos e cobranças entre outras funções. O que mais chama atenção para esse software, que torna-se seu diferencial, é sua capacidade de integração com diversas plataformas de e-commerce, o que facilita capturar os pedidos que entram em sua loja virtual de forma automática, incluindo dados de clientes e produtos comprados.

Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, você precisará pagar uma mensalidade. O Bling possui uma versão básica gratuita e quatros planos: o Cromo de R$ 25,00, O Cobalto de R$50,00, o Mercúrio de R$ 75,00, e o Titânio de R$100,00 por mês.

→ Está disponível para web e Android

Prós: emite notas fiscais diretamente pelo aplicativo e envia ao cliente automaticamente

Contra: não faz exportação de produtos com variações

 10) Mobills

Mobills é um sistema de controle financeiro pessoal online descomplicado, com a intenção de ajudar os usuários em educação financeira. Este aplicativo tem versões grátis e paga. Apesar da versão Premium ser a mais completa, a versão gratuita consegue atender as necessidades de quem não tem condições para pagar.

O aplicativo também oferece planejamento com metas e orçamentos, alertas por e-mail de contas a pagar, gerenciador de cartão de crédito e dicas financeiras compartilhadas pelos usuários.

 

→ Está disponível para web, Android e IOS

Pró: Ótimos recursos, sincroniza os dados na nuvem e é fácil de usar

Contra: Versão mais completa é paga

Você conheceu alguns dos aplicativos para controle financeiro capazes de otimizar sua gestão e favorecer o crescimento  de sua empresa. Para mais conteúdos que te auxiliem a administração de seu negócio, dê uma lida em nossos outros posts.