No mundo empresarial muitas empresas atingem ótimos números e obtêm fama, mas isso não significa o sucesso eterno. Em um mundo cada vez mais global e com um mercado que busca inovações e não abre mão de seus desejos é de extrema importância que cada empresa estruture muito bem seus próximos passos, seja pensando em investimento, demanda, seja pensando no público ou controle interno.
Vamos analisar o caso de 3 empresas famosas que tiveram seu fim devido a erros de planejamento e estratégia.
Yahoo!
Uma das mais conhecidas no mundo da internet e um dos principais sites no início do século, sendo reconhecido até hoje por grande parte dos usuários da época. Os gestores do Yahoo! seguiam apenas suas convicções sem analisar as tendências de mercado, como por exemplo, não aprimorar a ferramenta de busca com o intuito de manter o tráfego nos próprios sites, o que se provou não ser uma boa ideia visto o sucesso do Google.
Outro erro do Yahoo foi na maneira do como transformou e utilizou as empresas/sites que adquiriu, a empresa ficou conhecida por adquirir sites ou programas e alterarem eles de uma maneira agressiva e com excesso de propagandas, como o Flickr e o Tumblr. Os dois apps/sites eram redes sociais populares para compartilhamento de fotos e foi esquecido com o tempo por não atender à opinião do público.
O Yahoo! é um exemplo de empresa que é reconhecida pelas oportunidades que perdeu e erros que cometeu ao passar dos anos, do seu auge ao seu declínio existiram várias decisões que poderiam ter sido melhor estruturadas e analisadas, seja por uma visão estratégica ou análise dos concorrentes e mercado, seja por uma pesquisa de opinião dos usuários.
Revendo e analisando agora as decisões, o Yahoo! poderia ter se mantido relevante na internet e mídias sociais se tivesse acertado suas decisões e seguido o que o mercado queria, a empresa que teve oportunidade de adquirir o Google e o Facebook e acabou optando por negar ou outras empresas, uma consultoria de análise externa e estratégia de mercado poderia ter auxiliado os gestores da empresa a tomarem as decisões que levassem o Yahoo! ao sucesso.
Xerox
Mais uma que fez parte da vanguarda de seu mercado, a Xerox existe e é referência desde 1948 no mercado das fotocópias, porém, em 1966, com a chegada do novo presidente Peter McColough, a empresa começou a desenvolver produtos e tecnologias inovadoras.
Atualmente, é normal associar a marca “Xerox” a apenas a impressões e cópias, mas nas décadas de 1960 e 1970 a empresa desenvolveu produtos relevantes e contava com os melhores programadores do mundo, porém alguns erros impediram a empresa de ser uma grande representante no mundo da tecnologia.
A empresa desenvolveu o primeiro computador pessoal antes da Apple, o Alto Xerox, no entanto nunca foram comercializados de fato. Contextualizando, o próprio Steve Jobs fez uma proposta de troca onde ele permitiria a compra de cem mil ações da Apple por um milhão de dólares e ver o que a Xerox estava produzindo, pois o mesmo sabia que os desenvolvedores da Xerox tinham produtos de muito valor e esses produtos estavam em “segredo” no interior da empresa.
A Xerox perdeu o tempo de lançar seu produto em um mercado novo e muito aquecido na época, lançando um modelo do Alto apenas em 1981, porém, além de ser defasado, o preço também era elevado.
A empresa, apesar de ter produtos revolucionários, pecou em não comercializá-los. Diversos motivos podem ser colocados para esse “atraso”, porém é inegável que a Xerox poderia alcançar o que a Apple alcançou, mas por não buscar sobre o momento do mercado e as empresas concorrentes.
Entender o produto que você tem e o que o público acha dele é essencial para todo negócio, saber como entrar em mercados diferentes e quando entrar também é de suma importância visto o erro da Xerox que demorou para lançar seu produto, mas o contrário também poderia acontecer com um produto sendo lançado antes da hora, uma pesquisa e análise de mercado sempre é bem vinda nesses casos.
Manchete
A emissora Rede Manchete teve início em 1983 e, com alto investimento, o canal tornou-se conhecido por transmitir novelas que marcaram a geração e por transmitir desenhos e programas infantis que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90.
As produções e aquisições de direitos de transmissão sempre demandaram muito dinheiro por parte da emissora. Esses gastos, sem retorno, fizeram a emissora sair do ar e se envolveram em outras polêmicas, como atrasos de salários, greves e imbróglios judiciais.
A emissora seguiu com gastos sem controle e administração de aquisições sem levar em conta o retorno financeiro, as contas sempre estando no vermelho não fez com que os gestores da emissora mudassem suas atitudes.
Um ano antes de declararem falência, a emissora dava início a cobertura da Copa do Mundo da França de 1998, sendo um fracasso de audiência e, graças aos custos de transmissão e cobertura, tiveram um enorme prejuízo, além da rejeição do público, que preferia consumir conteúdos esportivos de outros canais.
Um controle melhor dos gastos e planejar melhor onde investir poderia ter salvado a emissora, uma vez que conhecesse seu público e entendesse a demanda dos mesmos, pensando nesses pontos é fácil afirmar que uma consultoria de produção e controle de gastos poderia ter ajudado e até mesmo entender seu posicionamento no mercado e uma pesquisa de marketing para entender o que os consumidores esperavam do canal para tomar decisões mais assertivas.
Em ambientes corporativos as decisões são tomadas diariamente, tanto que algumas delas mudam o rumo da empresa ou organização, como podemos ver no caso das empresas citadas uma decisão ou uma falta de controle podem acabar com toda uma empresa sendo ela de pequeno, médio ou grande porte, pensando nisso sempre é necessário coletar e levar em conta o máximo de fatores. Uma consultoria ajuda os gestores a terem uma melhor compreensão do todo e assim ter decisões mais assertivas no geral.
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