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4 dicas de inovação com o Carmed Fini

Se você esteve na internet no último mês, com certeza viu pelo menos uma postagem sobre o novo lançamento da Cimed, o hidratante labial Carmed em parceria com a Fini, a marca de balas de gelatina. A grande sacada da marca foi trabalhar com o marketing para divulgar o novo produto, e nesse quesito, eles deram aula! 

 

Então, confira com a gente nesse blog algumas dicas de inovação que você pode tirar de uma das maiores farmacêuticas do Brasil, e como você pode fazer para aplicar essas estratégias na sua empresa e torná-la mais inovadora.

1. Presença digital

Se teve uma coisa que a Cimed soube usar bem foi a presença nas redes sociais. No caso do Carmed Fini, a empresa apostou somente nas mídias digitais para fazer a divulgação e essa foi a grande estratégia da marca. Antes mesmo do lançamento do produto a empresa “preparou” o seu público, nas redes sociais. A vice-presidente da Cimed e alguns influenciadores que receberam os produtos de primeira mão, aqueceram o público gerando o desejo de compra.

Na internet a busca pelo protetor labial foi tanta que chegou a gerar um novo desafio, a missão quase impossível de encontrar o Carmed Fini, que levou a uma divulgação orgânica do público procurando pelo hidratante! Os produtos simplesmente desapareceram das prateleiras!

Acredito que só com isso eu já consegui te convencer da potência que a presença nas redes sociais pode ter na sua empresa. Mas como fazer para aplicar tudo isso na sua realidade?

Uma estratégia muito interessante usada pela Cimed foi a aproximação com o público, onde a empresa mantém um relacionamento muito descontraído e divertido para conversar com as pessoas em suas redes sociais. A farmacêutica utiliza muito das famosas “trends” para estreitar o relacionamento com os seus clientes. Portanto, saiba como se relacionar com o seu cliente, qual o meio de comunicação que você deve usar e como seu público gosta de ser abordado, de maneira mais informal ou formal.

2. Co-branding

Outra estratégia muito interessante utilizada pela Cimed foi a do co-branding, em que a empresa une suas forças de venda com a de outra empresa para gerar maior visibilidade para o novo produto e alcançar um público-alvo em comum. No caso do Carmed Fini a parceria foi o que diferenciou o protetor labial dos demais produtos da mesma categoria que a empresa já vende. 

Mas você sabia que a parceria entre Cimed e Fini para o protetor labial surgiu ao acaso? Pois é, a vice-presidente da farmacêutica conta que o primeiro contato entre as empresas veio por iniciativa da Fini que procurou a Cimed para uma parceria de distribuição no varejo. E aproveitando a oportunidade de contato, foi sugerida a parceria para a criação de um novo produto!

Então cabe destacar que parcerias podem sim ser muito positivas para a sua empresa, mas para isso é preciso que você analise bem com qual empresa está fechando negócio, porque em nenhuma situação os clientes das empresas ou a forma de comunicação delas com seus clientes devem ser conflitantes. 

Nesse caso, por exemplo, ambas as empresas têm um público muito parecido, já se comunicam de maneira muito parecida nas redes sociais e ambas já têm certa credibilidade no mercado, o que só aumenta ainda mais a confiança do cliente para comprar o novo produto. 

Como resultado a Fini entrou com mais facilidade no mercado farmacêutico, que não é de fácil acesso, e a Cimed também saiu ganhando, pois a Fini é uma empresa muito famosa no Brasil, o que acabou por trazer mais visibilidade ao produto.

Carmed Fini Banana

3. Arriscar

Quem diria que uma parceria entre uma empresa espanhola de balas de gelatina e uma brasileira da área de farmácia daria certo né? Mas deu, e tudo isso porque ambas as empresas decidiram arriscar, tentar algo inusitado e que talvez fosse até estranho, mas que com um bom planejamento foi um sucesso! 

Esse planejamento é essencial para que você conheça o mercado em que a sua empresa está inserida, para que assim você consiga ter mais segurança sobre onde e quando investir. Nesse sentido, a adecon pode te ajudar, na elaboração de um planejamento estratégico assertivo, para que você consiga definir melhores estratégias na sua empresa (baixe o nosso e-book: 6 dicas para um bom planejamento estratégico).

Com o sucesso do Carmed Fini, veio à tona uma frase do fundador do Grupo Cimed, que dizia que “Crescimento é infinito. Depende da sua vontade”. Então se planeje e ouse arriscar, porque as possibilidades são infinitas!

4. Aproveitar tendências

Por fim, é de suma importância saber aproveitar as tendências do mercado em que o seu negócio está inserido. No caso do Carmed Fini, por exemplo, a Cimed soube analisar muito bem o mercado em que está inserida para entender que as pessoas jovens estão se preocupando cada vez mais com produtos de cuidados e saúde da pele, os famosos produtos de skin care. 

Nesse caso, escutar a demanda dos clientes foi essencial porque permitiu que a empresa percebesse o crescimento da procura por esse tipo de produto por parte da geração Z, que hoje têm entre 13 e 27 anos, e assim conseguisse juntar dois produtos que essa parcela dos consumidores já está habituada, em um novo produto.

Na sua empresa é muito importante que seu público-alvo esteja bem definido para que você possa entender as demandas e necessidades do seu cliente. Então, além de acompanhar as tendências do seu mercado, é primordial que você conheça o seu cliente e tenha bases para acompanhar as suas necessidades.

Para isso, você deve estabelecer um canal de comunicação efetivo com seus clientes, para que os mesmos possam expressar suas dúvidas, reclamações e relatar a sua experiência  livremente, e assim você consiga entender melhor quais são as demandas do seu público-alvo. A adecon pode te ajudar nesse processo, por meio do nosso serviço de pesquisa de mercado, para que a sua empresa consiga definir estratégias de marketing mais adequadas para o seu público-alvo.

 

Por fim, nesse blog você viu dicas baseadas no Carmed Fini, de como tornar a sua empresa mais inovadora. Para isso, destacamos algumas estratégias usadas pela Cimed, sendo elas: a presença nas redes sociais e co-branding, além de tomar decisões mais arriscadas e aproveitar tendências do mercado, tendo como base um planejamento estratégico assertivo.

E o lado positivo dessas estratégias é que elas podem ser aplicadas na sua empresa! Gostou do conteúdo? Quer acessar mais conteúdos como esse? Então não deixe de nos acompanhar no Instagram e LinkedIn!

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