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4 Lições de Branding com o McDonald´s

Aprenda estratégias de branding para o seu negócio com a maior rede de fast-foods do Brasil!

Tempo de leitura: 7 min

 

Que a rede dos arcos dourados é referência quando se fala em marketing, acredito que você já saiba! Agora, acredita que você também pode aplicar as estratégias que estão por trás do sucesso de um negócio que há anos tem um posicionamento de marca estratégico e inovador? 

Confira com a gente nesse blog quais lições você pode tirar das estratégias de branding de uma das marcas mais valiosas do mundo, além de como você pode estar adaptando e implementando esses insights na realidade da sua empresa!

1. Adaptação às tendências da atualidade

Originalmente, o fast-food vermelho dos arcos amarelos não tinha como foco atingir um público com hábitos saudáveis, mas acredito que você tem conhecimento e não costuma ir ao restaurante quando quer dar uma segurada na dieta, não é mesmo? Porém, é fato que na atualidade as pessoas estão procurando se alimentar melhor e há maior consciência sobre os malefícios de consumir com frequência alimentos ricos em sódio e gorduras saturadas, ou seja, um cenário desfavorável para o nosso conhecido ‘’Méqui’’.

Com esses obstáculos para o seu modelo de negócio, a tão conhecida franquia teve de adaptar seu cardápio e se render ao novo público, adicionando opções saudáveis como saladas, frutas e sucos, principalmente na seção ‘’McLanche Feliz’’, que tem como consumidores as crianças e de modo a agradar também aos pais, que se preocupam com a qualidade da alimentação de seus filhos.. 

Como estratégia de adaptação bem sucedida também implementada pela rede, é válido citar a criação de um ‘’cardápio personalizado’’ para regiões diferentes ao redor do mundo, incluindo alimentos que são típicos de cada região. No Brasil, acredito que você já deve ter sentido vontade de passar em um ‘’McCafé’’ pra tomar um cafezinho no lanche da tarde, acertei?  Mas a título de curiosidade, será que você já sabia que em algumas regiões asiáticas existem opções de sopa de macarrão e barco de legumes? Muito interessante, não é mesmo?! 

 

Isso tudo mostra como é importante, independente do setor em que seu negócio se encontra, o fator ‘’adaptação’’ para que a sua empresa obtenha sucesso. Portanto, é essencial sempre conhecer as preferências do seu público e entender onde podem ser inseridas novas estratégias. Mas você deve estar pensando, ‘’como posso conhecer melhor o público do meu negócio?’’ Por meio de uma pesquisa de mercado!

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2. Novo modelo de embalagens

O recipiente dos produtos é algo tão simples, mas concorda que é um item de forte atribuição à marca e mesmo de longe conseguimos nos lembrar qual a empresa que está por trás da embalagem?! Você já deve ter tido essa sensação quando viu um copo do Starbucks ou uma sacola com a logo da Nike, acredito.

Isso pode ser traduzido como ter uma marca forte que está na cabeça dos consumidores: uma marca ‘’Top of Mind’’. E você já deve ter imaginado que, sendo uma importante estratégia de branding, o McDonald´s não ia ficar para trás no assunto embalagens e como elas representam a sua marca, não é mesmo?!

Dito e feito! Em 2021, o fast-food apresentou um novo design para suas embalagens que visava apresentar um novo conceito de modernidade e singularidade para os seus produtos, com cada ‘’caixinha’’ apresentando características do sanduíche ou refeição que a acompanhava. A estratégia foi muito interessante, uma vez que facilitou para os clientes entenderem o produto que estava no pacote, mesmo sem ter lido o seu nome. 

Mas enfim, em que isso tudo se aplica ao seu negócio

Entender a importância não só do produto em si, mas de tudo aquilo que se relaciona com ele e o acompanha é fundamental. Afinal, para garantir que os clientes retornem ao seu negócio, toda a experiência deles ao longo da jornada de compra deve ser prazerosa. 

Essa lição de branding não se restringe somente à embalagens ou as ‘’capas dos livros’’, mas para todos os pequenos detalhes que fazem parte do seu modelo de negócio e devem ser trabalhados, podendo ser desde a elaboração de uma apresentação de proposta mais visual e persuasiva, como presentear o seu cliente com um certificado ao finalizar um projeto. 

3. Aproximação com o público 

A forma de se comunicar com quem já consome seu serviço ou as pessoas que você quer atingir é crucial para o fortalecimento da sua marca e a expansão do seu negócio. Seguindo nessa linha, o ‘’Méqui’’ confere muita importância em manter uma proximidade com seu público e não estabelecer ‘’campanhas de publicidade’’, mas sim ‘’conversas’’, como dizia o seu antigo Diretor de Marketing, João Branco.  

A participação do restaurante no Big Brother Brasil, a mudança do nome da fachada de várias unidades do país para ‘’Méqui’’ e a coleta de costumes e ‘’manias’’ que os consumidores do fast-food possuem, as ‘’Méquizices’’, nas redes sociais, são exemplos de estratégias que buscavam uma comunicação mais ‘’intíma’’ com o público, visando estabelecer vínculos e uma maior aproximação.

Não é à toa que essas ações da marca vermelha e dourada recebem o nome de ‘’campanhas humanizadas’’, uma vez que realmente tem o intuito de se aproximar com a pessoa que está do lado de fora. É possível perceber tudo isso quando olhamos para as suas redes sociais, onde a linguagem utilizada pela marca é bem acessível e descontraída. 

Essa lição fornece uma visão muito importante que toda empresa deve aderir no mundo em que as marcas e as pessoas nunca estiveram tão próximas: a aproximação com o público e o contato com o mesmo pode ser uma estratégia muito interessante para entender as suas preferências e demandas, e a partir disso conseguir melhorar o relacionamento com seus clientes e gerar inovação. 

4. Constante Inovação

Imagino que quando as pessoas pensam em empresas que são referência na parte de inovação, raramente o McDonald´s fica de fora de alguma dessas listas. Isso acontece porque o fast-food vermelho e dourado tem sido sinônimo de auto aperfeiçoamento e renovação ao longo dos anos. 

Isso é claramente visto quando olhamos para estratégias como a criação de um delivery próprio em um período de pandemia, o lançamento de um novo produto em um reality show com índices de audiência gigantescos e a novidade  de uma linha ‘’premium’’ de sanduíches na época em que ocorria uma alta gigantesca da ‘’moda’’ dos hambúrgueres artesanais. 

Tudo isso leva à percepção de que a empresa tem uma preocupação constante com a inovação, e segue a linha de raciocínio de ‘’vamos tentar todos os dias, alguma hora a gente acerta’’, o que na prática é muito eficaz. 

Agora, como a sua empresa pode se tornar também sinônimo de constância em inovação e auto aperfeiçoamento? Isso está diretamente ligado ao conhecimento do seu público e uma forte identidade de marca

E para isso, a adecon pode te ajudar…

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Por fim, podemos concluir que o ‘’Méqui’’ tem muito a nos ensinar quando o assunto é branding, e o melhor é que o fast-food utiliza estratégias que podem ser usadas pela minha e pela sua empresa, como adequar a sua linguagem para o público do seu negócio e a ‘’modernização’’ das embalagens. 

Para imergir ainda mais no universo do marketing do gigante dos fast-foods, confira nosso blog Estratégias de Marketing do McDonald’s, e não deixe de acessar nosso Instagram e LinkedIn para mais conteúdos de qualidade!

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