4 Soluções De Marketing Para Sua Empresa

O universo do marketing é muito amplo, não está ligado somente a prática de venda de produto ou serviço, mas tudo o que está ligado ao planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado. Além do mais, é responsável por gerar valor tanto aos consumidores, quanto à empresa.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas da área, define marketing como:

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

Além disso, tem-se também a definição da American Marketing Association (AMA), que diz:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

O marketing também pode ser definido, de acordo com o The Chartered Institute of Marketing, como:

“O processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente com lucro”.

Com as poucas definições apresentadas acima, é possível observar a abrangência do marketing nas empresas, além da diversidade de interpretações a respeito do papel dessa área.

Perspectiva histórica do Marketing

De um aspecto mais histórico, as negociações entre pessoas acontecem desde o princípio da humanidade, processo que é considerado como um dos desdobramentos do marketing.

Nesse mesmo contexto, há uma chance de que os comerciantes da época praticavam o marketing “sem querer”, visto que eles mesmos determinavam os seus produtos, os colocavam no mercado, além de realizar uma precificação e divulgação do que vendiam.

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O marketing foi evoluindo ao longo do tempo, e com a invenção da prensa tipográfica de Gutenberg, em 1450, a comunicação impressa e a sua distribuição foram viabilizada.

Além disso, o marketing foi impulsionado com a Revolução Industrial ao final do século XVIII, quando a produção artesanal deu lugar à produção em massa, gerando o aumento de produtos ofertados e, consequentemente, o aumento da concorrência. Esse cenário competitivo foi o estopim para que as empresas começassem a buscar alternativas que fossem além das negociações, como posicionamento e promoção dos produtos.

Desdobramentos do Marketing na atualidade

O marketing de hoje, por meio de pesquisas, possibilita um estudo mais intenso sobre o mercado, trazendo maior entendimento sobre o cenário em que a empresa se insere e quem é o seu público-alvo, resultando em uma maior segurança no planejamento estratégico e competitivo da empresa.

É a partir dessa pesquisa em marketing que as organizações podem entender quais são as necessidades dos seus potenciais consumidores e como podem melhor atendê-las, o que gera valor ao seu produto/serviço e, dessa maneira, aumenta as chances de sucesso e destaque diante dos concorrentes.

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Quais são as dores das empresas em relação ao Marketing?

A falta de um planejamento de marketing para um negócio traz sintomas visíveis para a organização, e alguns deles são citados abaixo.

O empresário:

  • Não conhece seu público-alvo, seus comportamentos e suas preferências;
  • Não sabe quais são as tendências do mercado;
  • Não sabe a viabilidade do seu produto/serviço, se seria aceito pelo mercado;
  • Não identifica quem são os seus concorrentes diretos;
  • Desconhece qual mercado/segmento é o mais adequado para atuar;
  • Não sabe como pode tomar decisões estratégicas de marketing;
  • Não conhece o nível de competitividade da concorrência;
  • Não sabe qual a imagem que sua empresa/marca tem diante de seus clientes.
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Quais soluções estão disponíveis no mercado para sanar essas dores?

Se você se identificou com algum dos pontos citados acima, fique tranquilo. Hoje o mercado oferece diversas soluções que podem te ajudar a amenizar e resolver as fraquezas de marketing do seu negócio.

  1. Plano de Marketing

Uma primeira solução seria o Plano de Marketing, que busca compreender o setor no qual o novo negócio ou produto será inserido, identificando oportunidades e ameaças, assim como uma análise dos possíveis concorrentes.

O objetivo dessa análise é fornecer informações que auxiliem e facilitem a inserção do novo negócio ou produto no mercado, além de direcionar as estratégias e planos de ação necessários para que a empresa cresça otimizando recursos. Também, o Plano de Marketing permite um maior alinhamento entre toda a equipe, o que, consequentemente, melhora a comunicação interna e auxilia na motivação dos funcionários.

  1. Pesquisa de mercado

Além disso, uma pesquisa de mercado também pode ser realizada, funcionando como uma ferramenta para compreender o contexto do mercado, coletando informações que ajudem na tomada de decisões.

Os dados coletados geralmente trazem informações como características de comportamento do público e hábitos de consumo, e oferece, além disso, uma análise do mercado. A pesquisa é elaborada por meio de perguntas pontuais de acordo com a necessidade do negócio, em regiões estratégicas, de forma a auxiliar as tomadas de decisões, das mais operacionais às mais estratégicas da organização.

  1. Análise da concorrência

Importante destacar também a análise da concorrência, a qual compreende uma pesquisa a respeito do que os seus concorrentes em relação a diversos aspectos, como o que estão oferecendo ao mercado, como é seu posicionamento, como os consumidores os enxergam, seus preços, as suas promoções e entre outros.

A análise da concorrência permite um estudo comparativo do mercado em relação ao seu negócio, tendo como objetivo identificar os diferenciais presentes na sua empresa e possíveis oportunidades de melhoria, tanto internas quanto na concorrência, ou seja, algum fator específico que os outros estabelecimentos do mesmo setor não oferecem, podendo se tornar um diferencial para o seu negócio.

  1. Pesquisa de imagem

E por último, mas não menos importante, uma outra solução é a pesquisa de imagem, que tem como objetivo analisar a imagem da empresa na perspectiva do consumidor, podendo ser em relação ao seu serviço e/ou produto, qual a posição do seu estabelecimento diante da concorrência, qual é o grau de reconhecimento que os clientes e potenciais clientes têm da sua marca e entre outros fatores.

Essa pesquisa possibilita que estratégias específicas sejam tomadas para desenvolver vantagens competitivas e de destaque que fortaleçam a imagem do seu negócio perante o mercado.

Como a ADECON pode te ajudar?

Se você sente que sua empresa possui alguma necessidade na área de marketing, a ADECON pode te mostrar onde o seu negócio necessita de ajustes e como executá-los, alavancando seus resultados!

Com os nossos serviços em Pesquisa de Marketing você tem mais facilidade para definir uma estratégia que aprimore a sua comunicação com o mercado e seu público, e, a partir disso, alavancar suas vendas.

Além disso, o Plano de Marketing favorece o direcionamento e a mensuração dos investimentos feitos nessa área, indicando se você está na direção correta.

Vale ressaltar a necessidade desse processo ser realizado de forma correta e criteriosa, a fim de gerar as informações precisas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco clicando no botão “WhatsApp” no canto inferior direito da sua tela ou por meio de nossas redes sociais, e não perca essa oportunidade de melhorar os resultados do seu negócio.