O Que a Falta de Estratégias de Marketing Geram Para Sua Empresa

Quando uma empresa não tem bem definidas suas estratégias de marketing, simplesmente não consegue atingir seu público alvo, não consegue gerar lucro e não sabe se seu produto é o que o mercado está procurando.

Basicamente, se uma empresa está perdida na área de marketing ela está se dirigindo até a falência.

Atualmente, toda empresa que deseja sobressair no mundo dos negócios precisa do marketing, no entanto, estas têm uma vantagem que as companhias de há 20 ou 30 anos não tinham.

Nos referimos ao marketing digital, uma ferramenta muito econômica se comparada com os jornais, televisão e rádio.

Para começar, vamos deixar algumas coisas claras.

1) Você sabe o que é público alvo? Conhece o público alvo da sua empresa? Sabe a quem deseja atingir?

Bom, este é um erro de muitas pessoas que desejam ou já têm seu próprio negócio. O público alvo refere-se às pessoas que desejam atingir com seu produto ou serviço. Aliás, é muito mais que isso.

Para definir o público alvo é preciso ter, os ingressos médios dos seus compradores, saber qual a idade média deles, o que eles fazem, como eles são, quais desejos eles querem satisfazer, por falar alguns exemplos.

Usando esses dados, você empresário/a pode criar estratégias adequadas para conseguir comunicar-se com eles adequadamente (link “comunicação com o cliente”).

Tendo entendido claro o público alvo, é hora de passar para outro conceito básico.

2) O que é marketing

O marketing é o processo de criar, explorar e entregar valor para satisfazer desejos e necessidades dos consumidores. Para isso, deve-se desenvolver ideais/estratégias que possam interessar aos compradores.

É preciso saber utilizar os canais adequados para atingir o público desejado. Os canais variam de acordo com o público, não é o mesmo publicar uma story no Instagram pretendendo atingir a um homem de 70 anos, do que direcionar essa mesma story para um jovem de 22 anos.  

Sendo assim, é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Os meios de marketing tradicionais são: televisão, jornais, revistas, rádio, entre outros.

Aspectos a considerar: é mais caro, atinge pessoas fora do público alvo, não há como quantificar os dados.

Marketing

3) O que é marketing digital.

Você se lembra que, anteriormente dissemos que as empresas atuais têm vantagem com respeito às empresas de há 20 ou 30 anos? Pois bem, uma das principais vantagens é o Marketing digital.

Pode definir-se marketing digital como ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, e todos os meios digitais. Deste modo divulgar e comercializar seus produtos ou serviços.

Igual que o tradicional, criam-se estratégias e métodos para poder comunicar-se com o público alvo e atender os desejos e necessidades deles.

Para este tema é necessário que você entenda quais são as redes sociais mais acessadas em Maringá

Os meios mais utilizados no marketing digital são, Instagram, Facebook, Google, entre outros.

Uma rede social que passa despercebida pelos empresários, porém, gera mais possíveis clientes do que as redes antes mencionadas, é o LinkedIn. Entenda porque ele é importante para sua empresa

Marketing

Os conceitos antes mencionados parecem básicos, no entanto, se você não dá atenção a eles, é muito provável que esteja perdendo clientes a CADA DIA. 

4) Problemas que surgem por não saber utilizar o Marketing

a) Não usar os recursos adequadamente

Uma das principais ações que sustentam uma estratégia de marketing é a pesquisa de mercado. Com ela, você consegue identificar público-alvo, analisar melhor os gastos com mensagens publicitárias, além de saber qual é a mais eficaz, consegue saber o que os consumidores estão pensando.

Deste modo, a estratégia de marketing dá um panorama claro para o dono da empresa e deste modo ele pode saber como utilizar os recursos financeiros e estes podem ser melhor utilizados ​​para alcançar o maior retorno de receita para os valores investidos.

b) Não consegue saber exatamente os benefícios do seu produto ou serviço.

Usando uma estratégia de marketing você terá maior facilidade para entender quais os pontos fortes de seu produto. Para isso, é preciso explicar detalhadamente quais são os benefícios de seu produto e quais benefícios seu cliente receberá ao adquiri-lo.

A apresentação desses benefícios e o retorno para os clientes pode ser considerada uma vantagem competitiva para conquistar mais participação no mercado, reforçando os pontos que fazem seu produto ser superior à concorrência.

Neste ponto lembre, atualmente o mercado busca autenticidade, os consumidores estão cada vez mais informados, com um click, eles podem saber detalhadamente os dados de qualquer produto. A era da publicidade enganosa ficou atrás.

c) Não consegue ter seu público segmentado efetivamente

Para criar campanhas de marketing eficazes, sua estratégia precisa identificar detalhes importantes que vão determinar o público-alvo mais adequado para a campanha. Alguns desses detalhes incluem faixa etária, renda média, localização geográfica, como mencionado anteriormente.

Sem uma estratégia de marketing, é muito provável que sua empresa estaria colocando anúncios em horários aleatórios, em meios aleatórios, sem entender quais resultados esperar. E isso não é nada bom para o seu bolso.

d) Focar nos lucros da empresa e não nu beneficio do comprador

Como mencionado anteriormente, os consumidores estão cansados da publicidade enganosa, eles podem facilmente buscar informações detalhadas sobre qualquer produto que quiserem, além de que o mercado oferece inumeráveis produtos similares aos seus.

Então, faça as coisas diferentes. Para que isso não aconteça, de uma olhada nas soluções que a ADECON dá.

O cliente não quer saber o quanto a sua empresa é maravilhosa ou sobre como a história de vocês é tocante. Ele quer saber se o problema dele será solucionado e se a empresa é relevante no que ele procura.

Invista em informação e conteúdo para que essa necessidade seja suprida. Se você for excelência no ramo em que trabalha, todos saberão como é a sua empresa. E não vai ser por você ter contado e sim porque o cliente descobriu isso sozinho.

Como a ADECON pode ajudá-lo

A ADECON é uma empresa de consultorias, está presente no mercado há 30 anos, já ajudou diversas empresas a impulsionarem suas vendas. Desenvolvemos estudo de mercados. Ajudamos a diversos empresários a encontrar seu público alvo, a encontrar as necessidades do seu público alvo, criamos estratégias de marketing, da área financeira.

Na ADECON já ajudamos a diferentes empresas a encontrarem seu público alvo, a identificar as tendências do mercado, descobrimos se o mercado iria consumir os produtos ofertados pelas empresas.

Ajudamos as empresas a saberem em qual mercado devem atuar e quais são seus principais concorrentes. Entre outros temas.

Basicamente ajudamos a que os empresários encontrem seu lugar no mercado.

Acesse nosso Instagram para ver mais conteúdos que podem ajudá-lo a otimizar seu negócio.  

Estamos a disposição no InstagramFacebook email

Bônus

Sabe o que é o Top of Mind? é um estudo que Adecon(LINK) realiza em Maringá, nele anuncia as marcas mais lembradas de Maringá. Já pensou que sua empresa possa ser a mais lembrada de Maringá? Aconselhamos ler, Top of Mind – a importância de ter sua marca lembrada. E 5 passos para ser Top Of Mind!

Na ADECON sabemos o quão difícil é realizar uma precificação Adequada.

Sabemos da importância de manter sua empresa alinhada para alcançar seus objetivos, utilizando a missão, visão e valores.  

Usando nossas diferentes estratégias, sua empresa conseguirá ter longevidade.