Tempo de leitura: 5 minutos
É possível que todas as empresas já tenham passado pelo seguinte problema dentro de uma empresa:
· Tensão entre colaboradores.
· Baixa produtividade.
· Uma sensação geral de que os esforços não são reconhecidos.
Esses e outros fatores tornam a vivencia mais pesada dentro de uma companhia. Além disso, pode surgir uma sensação de desmotivação geral, e a perda do foco pelos objetivos da empresa.
Deste modo, se estes e outros problemas acontecem dentro da sua empresa, é possível que você tenha um problema com o clima organizacional.
Continue a leitura para entender porque isso acontece, como pode afetar os resultados da sua empresa e mais importante ainda, existe alguma solução?
Descubra com a gente o que é o clima organizacional e como poderá resgatá-lo de suas dificuldades ligadas ao tema de gestão de pessoas.
O que é clima organizacional
O conceito de clima organizacional consiste em um indicador de satisfação dos colaboradores e membros gerais de uma empresa, em relação a diferentes aspectos que compõem a sua cultura organizacional, principalmente, as que afetam diretamente a qualidade do seu ambiente de trabalho.
Esse termo vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro de empresas, que buscam entender como o conceito de clima organizacional e o ambiente de trabalho pode afetar significativamente o desempenho dos colaboradores.
Determinar o que é clima organizacional não é uma tarefa tão simples, pois se trata de algo subjetivo. Cada empresa possui um clima organizacional diferente, cada empresa tem uma visão estratégica diferente, a missão, visão e valores são diferentes, e eles percebido de formas distintas por cada colaborador. Isso porque possuem:
- Perspectivas distintas.
- Aspirações e expectativas individuais.
Por isso, ferramentas como pesquisas de clima organizacional são aplicadas para fazer um levantamento e identificar as principais características que definem essa atmosfera.
Exemplos de clima organizacional
Empresas como o Google e o Facebook são exemplos de clima organizacional. Seguindo suas respectivas culturas, as empresas criaram:
· Ambientes mais agradáveis.
· Ofereceram espaços alternativos de descanso e lazer.
· Disponibilizaram horários flexíveis de trabalho.
· Disponibilizaram autonomia e mais liberdade.
É claro que a solução não é tão simples. Não basta colorir o ambiente e colocar uma música relaxante no fundo. Para melhorar o clima organizacional, deve-se implementar diversas estratégias, entre elas a já mencionada pesquisa de clima organizacional.
Atualmente, as empresas que não estão trabalhando o conceito de clima organizacional já sofrem desvantagens competitivas, e, em longo prazo, a sustentabilidade da empresa pode ser comprometida.
Quais são os tipos de clima organizacional?
A seguir, você conhecerá os mais populares tipos de clima organizacional. Eles servem como termômetros para entender a percepção dos colaboradores a respeito da empresa enquanto ambiente de convivência com superiores e pares:
· Clima organizacional bom: o ambiente da empresa é agradável e propício para atrair e reter novos talentos.
· Médio: reflete uma empresa que passa por uma crise e que não consegue estabelecer uma relação de transparência com seu time de colaboradores. Por isso, conta com funcionários desmotivados e desengajados que podem contagiar outros colaboradores.
· Ruim: empresa com ambiente nocivo, não exercitar valores como o diálogo aberto e a transparência. Enfrenta altos índices de turnover (rotatividade de pessoal) e pouca retenção de talentos.
O que pode gerar um clima organizacional ruim?
São diversas as consequências que podem afetar sua empresa quando os funcionários percebem o clima da organização como desfavorável:
- Perda de talentos, insatisfeitos com a empresa.
- Queda na produtividade.
- Incremento da rotatividade com consequente aumento de gastos de contratação, treinamento e outros.
- Motivação em baixa e falta de engajamento nos projetos e objetivos da empresa.
- Alto índice de desperdício de materiais.
- Queda na frequência ao trabalho e aumento de atrasos.
- Maior número de pedidos de licença médica por problemas de saúde.
- Aumento de perdas na produção.
- Diminui a criatividade e a busca de soluções inovadoras.
- Incremento de desvios e apropriações indevidas.
- Falta de compromisso.
A partir do anterior, é possível observar os diferentes prejuízos que uma empresa sofre por não cuidar adequadamente do clima organizacional. Sendo assim, é preciso estar atento e buscar soluções, antes que um clima ruim se instale em sua empresa
O que é pesquisa de clima organizacional?
Trata-se de uma ferramenta valiosa para a gestão de clima organizacional, a qual permite:
- Fazer uma análise interna e externa da organização.
- Medir o estado de satisfação dos colaboradores.
- Analisar em quais condições o rendimento influenciará a produtividade final.
Conhecendo tais características, a pesquisa é capaz de traçar com inteligência ações que visem a máxima performance da força de trabalho da empresa, oferecendo condições para a melhoria contínua dos resultados.
Objetivo da pesquisa de clima organizacional
Sem dúvidas, o objetivo máximo da pesquisa de clima organizacional é estreitar relações com o colaborador. Desta forma, proporcionar de forma clara oportunidades de desenvolvimento ou reparações que levem a um ambiente de trabalho adequado e saudável.
Entre os principais objetivos da pesquisa está:
- Se a empresa é vista como um local bom para trabalhar na opinião dos funcionários.
- Quais são os fatores que levam os colaboradores a se sentirem motivados ou desmotivados.
- A opinião dos colaboradores sobre práticas de gestão de pessoas na empresa.
- Se todos conhecem e compartilham a missão, visão e valores da empresa.
- Se os gestores são capacitados para as suas funções.
- Se há equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Como ocorrem os relacionamentos dentro da empresa.
- Como está a comunicação interna da empresa.
Quais problemas a pesquisa organizacional evita?
Uma pesquisa de clima bem aplicada pode identificar uma série de reações adversas, consequentes de um clima organizacional ruim, como:
- perda de talentos;
- aumento do turnover;
- queda no engajamento e, consequentemente, da produtividade;
- alto índice de desperdício de materiais;
- queda na frequência ao trabalho e aumento de atrasos;
- queda da criatividade e, consequentemente, de soluções inovadoras;
- aumento de fofocas e mal-entendimentos.
Com esse conhecimento em mãos o RH é capaz de prevenir que essas reações aconteçam e prejudiquem a organização como um todo.
Vale ressaltar a importância de contar com uma equipe de departamento pessoal e RH capacitados para realizar uma pesquisa de alto padrão, qualidade e assertividade.
Quais os benefícios de aplicar o conceito de clima organizacional?
Pense que, um trabalhador feliz trará mais e melhores resultados que um empregado insatisfeito, e agora pensando a grande escala, se a sua empresa tem 20 colaboradores, e, 10 deles estão insatisfeitos, isso significa que sua companhia estará funcionando a 50% da sua capacidade.
Também, outros fatores poderão melhorar na sua empresa, veja alguns dos principais pontos de melhora quando aplicado o conceito de clima organizacional com sucesso:
- Comunicação
A comunicação é o pilar do relacionamento, por isso é o principal agente transformador do clima organizacional. Com uma comunicação interna limpa, objetiva e saudável, as ações corporativas são realizadas de maneira mais rápida e compreensível.
- Feedback
Um clima organizacional saudável valoriza a força de trabalho da empresa, por isso os feedbacks são essenciais. Quanto mais o líder participar dos processos, for transparente, conhecer de perto sua equipe e motivá-los à excelência, mais o funcionário desenvolverá o sentimento de pertencimento, respeito e confiança.
Metodologias Úteis Para Manter um Bom Clima Organizacional Dentro da Sua Empresa
As 3 Melhores Dicas Para Otimizar Processos Internos de Sua Empresa