Margem de Lucro e Redução de Custos

Você sabe o que é margem de lucro e como ela impacta na sua empresa?

A margem de lucro é uma porcentagem adicionada aos custos da produção ou serviço responsável pela lucratividade da empresa.

Sendo parte crucial da precificação, deve ser baseada não só nos custos mas também no quanto o mercado está disposto a pagar.

Como aumentar essa margem de lucro?

Parece simples mas é importante considerar todos os impactos desse aumento. Seus clientes estão dispostos a pagar mais pelo seu produto ou serviço? nem sempre.

Portanto, existem outras maneiras de aumenta-la sem que necessariamente esse aumento chegue até eles e interfira, negativamente, no desempenho da empresa.

Redução de Custos

Uma das políticas que auxiliam no aumento da margem de lucro é a de redução de custos. Além de aumentar a porcentagem de lucro, ela permite que a empresa se mantenha no mercado de maneira competitiva e sem se auto-prejudicar. Evitando que atinja seus consumidores. 

Quanto mais reduzidos forem os custos operacionais da empresa maior será a rentabilidade da mesma.

Mas como exatamente exatamente implantar a redução de custos?

Existem diversos jeitos de reconhecer e analisar seus custos. Além de ferramentas, como análise vertical e horizontal, que auxiliam na mensuração dos resultados após a redução dos mesmos.

Portanto, para te ajudar a entender melhor e se aprofundar no assunto fizemos esse e-book com dicas simples e efetivas sobre como identificar seus custos, onde reduzir e porque deixar de gastar mais que o necessário otimizando seus processos e assim melhorando o desempenho da sua empresa.

Posts relacionados