Com uma forte estratégia de marketing, a marca é extremamente reconhecida pelo público. Recebeu quatro vezes o prêmio Top of Mind Internet na categoria “lanchonete”, entre diversos outros.
Presente em 118 países diferentes e no Brasil desde 1979, o McDonald’s atende aproximadamente 48 milhões de clientes por dia e está entre as marcas mais valiosas do mundo, avaliada em US$ 43,4 bilhões em 2018.
O concorrente mais próximo em questão de valor da marca é o KFC, avaliado em US$ 5,48 bilhões. Além dessas duas empresas, não há outro fast-food presente entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.
História
Tudo se iniciou em 1948 com os irmãos Mac e Rick McDonald, que transformaram seu restaurante em um tipo drive-in, em São Bernardino – Califórnia, e tinham como principal característica a eficiência e rapidez do serviço (Speedee Service System).
O estabelecimento de uma montagem em série dos lanches evitava desperdício de insumos e tinha como resultado a padronização dos mesmos, promovendo agilidade na produção e redução de custos.
Com o sucesso da ideia dos irmãos McDonald, Ray Kroc se tornou seu agente de franquia, em 1954, e abriu a primeira franquia em Des Plaines – Illinois, em 1955.
Em 1961, o McDonald’s comprou dos dois irmãos os direitos da empresa por US$ 27 milhões, iniciando então a expansão internacional.
Identidade Visual da Marca
A logo da marca é um elemento crucial para o branding. Design de fácil reconhecimento, o desenho dos arcos dourados remete instantaneamente ao McDonald’s.
Para se chegar na logo atual, diversas modificações aconteceram, mostrando a importância dos efeitos que a logo pode causar no público e gerar brand awareness (notoriedade da marca), em conjunto com seu slogan poderoso “I’m loving it”, ou “Amo muito tudo isso”.
Apesar de todo o sucesso, a logo dos arcos dourados só foi adotada em 1961, e foi desenvolvida por Jim Schindler.
Estratégia
O McDonald’s prioriza a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores, em conjunto com seus produtos inovadores, visando sempre conquistar os clientes.
Missão: Servir comida de qualidade, gerando momentos deliciosos e acessíveis a todos.
Visão: Ser reconhecida por proporcionar diariamente a melhor experiência em cada um de nossos restaurantes, gerando valor para nossos colaboradores e acionistas.
Valores: Operar com responsabilidade e ética, valorizar as diferenças e incentivar a inclusão, promover a meritocracia e o trabalho em equipe, ser orientados ao resultado com empreendedorismo, fornecer qualidade, serviço e limpeza aos clientes e contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que se atua.
O McDonald’s é um dos maiores cases de sucesso quando se trata de posicionamento de marca.
Abaixo, um exemplo de que não é necessário uma logo e cores específicas para saber que se trata de uma publicidade do McDonald’s, mostrando a força e presença que a marca possui na mente dos consumidores.
Para se alcançar isso, uma das principais ações adotadas pelo McDonald’s é a percepção e adaptação a mudanças.
Por mais que um dos focos do McDonald’s seja a padronização, isso não acontece no posicionamento da marca. Seu principal objetivo é se encaixar na realidade do local e focar nas demandas dos consumidores locais.
Além disso, uma outra ação utilizada pela marca é, ao estrear um novo produto, (como por exemplo o Cheddar McMelt), é desenvolvida uma nova estratégia de marketing por meio de uma diversidade de fatores. Entre eles:
- Remeter o nome do produto à marca, ou seja, o Cheddar McMelt levando o “mc” em sua denominação;
- Referenciar o idioma de origem da marca por meio do nome do produto (inglês);
- Vincular o produto a marcas endossadas (Coca-Cola).
Desse modo, a empresa possui outros pontos de contato com os consumidores além das propagandas diretas.
Adaptações da estratégia de marketing diante dos diferentes mercados
Com a finalidade de manter o forte posicionamento da marca, empresa precisou passar por diversos processos de adaptação em relação a dois principais pontos. Em primeiro lugar vem a mudança do público-alvo, dado que, a princípio, seu foco era o público infantil. Porém, essas crianças cresceram e não deixaram de adquirir os produtos do McDonald’s.
Um segundo ponto foi a inserção de cardápios adaptados para cada região. Por exemplo, na Itália é servido macarrão, na França as lojas vendem vinho, e no Brasil oferece café, pão de queijo e entre outros produtos, assim como a utilização do termo abrasileirado “Méqui” para se referir à marca.
Além disso, a marca recebeu uma enorme quantidade de críticas no início do século XXI, sendo responsabilizada pelo alto nível de obesidade dos americanos por utilizar alimentos transgênicos e fonte de gordura trans.
Esse foi o pontapé para que o McDonald’s realizasse mudanças em seu cardápio, inserindo alimentos mais saudáveis, como saladas, frutas e sucos e lanches que valem para trazer energia e saciar a fome, se posicionando no conceito de “fast food healthy”.
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Ações de marketing realizadas pelo McDonald’s que enfatizam a relevância da marca
Copa do Mundo
Em conjunto com a readequação do cardápio, o McDonald’s se posicionou como uma marca mais saudável e balanceada, promovendo a saúde e uma vida mais ativa. Junto com isso, a empresa se apoiou nos esportes para fomentar esse novo estilo de vida.
O McDonald’s patrocina a Olimpíada desde 1970 e a Copa do Mundo desde 1994.
Desse modo, a marca consegue ligar seus produtos à ideia de ser “o melhor”, visto que os atletas são líderes em suas categorias.
Além disso, o McDonald’s, por meio desse posicionamento, consegue atingir as famílias a partir da presença nesses eventos globais.
Universidade do Hambúrguer
A Universidade do Hambúrguer está localizada em Alphaville – SP, ao lado da sede do McDonald`s Brasil.
Essa instituição foi criada com o objetivo de treinar e preparar os funcionários, visando a melhoria contínua do atendimento e dos processos da rede dada a grande demanda na qual a sede (Arcos Dourados) possui. Placa da Universidade do Hambúrguer. Fonte: Site oficial da Universidade do Hambúrguer, 2019
O McDonald’s apresenta grande destreza quando o assunto é adaptação, sendo notória as mudanças ao longo dos anos realizadas para continuar como a empresa de fast-food mais reconhecida no mercado mundial.
Sempre buscando satisfazer os diversos segmentos de clientes dos diversos países, o McDonald’s adquiriu uma boa vantagem competitiva em relação aos concorrentes a partir das estratégias de marketing e posicionamento, permitindo essa fidelização da clientela, e consequentemente, mais espaço no mercado para expansão.
Assim, é por meio da constante atualização, estudos, planejamento e implementação que o McDonald’s se tornou a marca que é hoje, abrangente e, certamente, gigante.
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