HomeBlogNotíciasA estratégia da Petz para se destacar em um mercado de ampla concorrência

A estratégia da Petz para se destacar em um mercado de ampla concorrência

Não é novidade que a Petz é uma referência para o mercado pet, mas você conhece a história dessa gigante? Você sabe qual foi sua estratégia?

Antes de fundar a Petz, Sérgio Zimerman faliu uma empresa, mas isso não abalou o empresário. Em uma conversa, seu cunhado deu a ideia de abrir um pet shop, porém Sérgio ficou receoso, pois não tinha conhecimento do setor. Após avaliar a ideia, conversou com um representante da Pedigree, uma das maiores empresas do ramo alimentício para pets, o qual deu um melhor direcionamento para o empresário.

Quando Sérgio estava certo que iria abrir sua empresa no ramo pet, teve alguns cuidados. Primeiro, tentou uma parceria com uma das maiores varejistas do mercado de pet shops da época, a Cerbasi, mas o empresário não obteve sucesso ao contatar com a empresa.

Apesar de ter sido ignorado pelo gerente da empresa Zimerman continuou firme em busca de uma forma de abrir seu negócio, assim ele pensou se não posso me juntar a eles serei melhor que eles! e como ele fez para chegar nesse resultado? A resposta é simples! Ele fez uma análise de concorrência.

1 - Análise de Concorrência.

Durante uma semana frequentou a loja da Cerbasi, maior representante do mercado na época,  e de forma estratégica, observando e anotando todos os pontos de melhoria da empresa e observou onde poderia atuar que a gigante da época não atuava. Feita a análise ele chegou a seguinte estratégia:

  • Foco no atendimento ao cliente: Zimerman notou que em muitos momentos os clientes tinham dúvidas, mas não haviam atendentes para tirar essas dúvidas. 
  • Colaboradores qualificados: ao notar que a Cerbasi trabalhava com colaboradores terceirizados a Petz decidiu que seus colaboradores seriam CLT e que ela ofereceria capacitações para eles, assim melhorando o atendimento e a qualidade dos serviços prestados.
  • Controle de dados: ao ter o controle de dados, o empresário poderia entender melhor o comportamento de seus clientes, ter um atendimento personalizado e oferecer descontos exclusivos.
  • Atendimento a lojistas: Com sua análise, Zimerman notou que sua concorrente não atendia lojistas, logo a Petz em seu início tinha condições especiais para atendimento aos lojistas. 
  • Estratégia de marketing: No início, as propagandas da Petz não tinham o intuito de vender diretamente, mas sim convidar para conhecer a loja e levar seu pet, uma estratégia bem pensada, visto que conduziria o cliente a comprar algo na loja para seu pet ou adquirir algum de seus serviços.

2 - Estruturação Interna.

Após a abetura da análise efetiva da concorrência,  Zimerman, em 2013, estava fazendo grande sucesso no mercado e recebeu a notícia que poucos empresários recebem, um fundo de private equity, fundos que investem apenas em empresas de capital fechado, estava interessado em investir em sua empresa. O empresário estava com grandes planos com o apoio do fundo e pretendia realizar grandes expansões.

Porém, após a análise realizada pelo fundo foram notados alguns pontos que seriam imprescindíveis para investir antes da expansão, assim a Petz teve o primeiro ano sem ter uma nova loja inaugurada. Desta forma o foram traçadas as seguintes estratégias:

  • KPIs: O KPI tem como objetivo medir o desempenho de uma organização ou processo, logo o fundo implementou esses indicadores em cada uma das áreas da empresa a fim de criar um padrão de excelência com processos novos e bem definidos. 
  • Cultura organizacional: A cultura organizacional define o conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes, logo a petz passou a ter uma cultura ainda mais forte em ter bons resultados e a premiar eles.
  • Contratar outliers: Outliers são pessoas fora da curva, ou seja, Zimerman passou a contratar para os cargos de liderança apenas colaboradores que ele admirava e que sabia que fariam uma diferença extrema na empresa.

Muitos foram os erros e acertos da Petz, mas o que pode ser aprendido com a empresa? Segundo o próprio Zimerman o maior aprendizado desses anos foi usar de baixa alavancagem, ser estratégico ao abrir uma empresa e expandi-la e principalmente organizar a empresa para depois expandir, pois, se ela estiver organizada sua capacidade para alcançar melhores resultados aumentará de forma exponencial, ou seja, o conhecimento rende os melhores resultados.

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