Importância da Missão, Visão e Valores para Sua Empresa

Definir todas as etapas da Missão, Visão e Valores é fundamental na implementação de uma Gestão Empresarial de sucesso. Com esses três pilares é possível alcançar melhores resultados e definir a identidade e cultura organizacional

Além da Missão, Visão e Valores serem as ferramentas mais importantes de gestão que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio

Com estas diretrizes uma empresa pode definir o que é, aonde quer chegar e como pretende chegar até isso. Não existe uma companhia de sucesso que não tenha definidas sua missão, visão e valores.

Antes de continuar com a leitura, se pergunte, qual o motivo de querer ou ter criado sua própria empresa?

missão visão valores

Se sua resposta foi igual ou parecida as seguintes frases;
– A essência da minha empresa não é clara para todos
– Não sei como chegar e alcançar meus objetivos

A resposta a estas dificuldades são as seguintes;

Sua empresa precisa de diretrizes estratégicas, o que tem que ser feito é identificar as responsabilidades chave da empresa, entender os problemas culturais da empresa que podem ser difíceis de se identificar, transmitir um maior senso de propósito para todos os colaboradores, ter um norte claro dos objetivos da empresa no longo prazo sendo estes a Missão, Visão e Valores da empresa.

Qual a importância da Missão, Visão e Valores?

Missão, Visão e Valores são a base de qualquer cultura organizacional. Com o passar do tempo, os conceitos foram incorporados ao dia a dia das organizações de todos os portes e atualmente, se tornaram decisivos para o engajamento dos empregados e líderes, elaboração de planejamento estratégico e alinhamento de comportamentos de atitudes da rotina e tomada de decisão da empresa.

Missão

O que é missão

A missão de uma empresa é aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio, a sua entrega ao cliente. Como a empresa é um ser vivo e mutável, a missão pode ser revista ao longo do tempo, se adequando às novas necessidades do mercado.

O principal papel da missão é inspirar e engajar a equipe, conectando todos os colaboradores e guiando-os em direção ao sucesso da organização. Quando a equipe sabe que há objetivos maiores por trás de cada decisão, leva a missão em consideração em suas atividades diárias e contribui para o crescimento da empresa naturalmente.

Nesse contexto, além de ser importante comunicar a missão efetivamente por toda a empresa, é necessário redigi-la de maneira clara e compreensível por qualquer pessoa, afinal, se a sua missão estiver escondida em uma gaveta ou for difícil de entender, terá sido um desperdício construí-la.

 

Como definir

A missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o cliente. De acordo com o Sebrae, “uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo”.

Do ponto de vista inspiracional, uma boa missão deve propor desafios a todos da organização e alimentar o engajamento à empresa. Líderes focados, empregados e parceiros engajados nas entregas aos clientes são o primeiro passo para uma empresa de sucesso.

Pelo que, se questione sobre os seguintes temas;
1- Qual é o negócio da empresa?
2- Quem é seu cliente?
3- Qual a sua contribuição social?
4- Defina o principal benefício que sua empresa entrega ao cliente
5- Defina qual é o diferencial competitivo que o torna diferente da concorrência.
6- Defina se há algo especial que deve estar na missão.
7- Elabore uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva.
8- Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.
9- Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

Exemplos de missão

Ambev
Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.

Google
Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.

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Visão

O que é visão

A visão, por outro lado, é a declaração de aonde a organização pretende chegar. Poderia se dizer que a visão é como tirar uma foto do futuro da empresa, detalhando como ela será vista pelo mercado depois de ter implantado as mudanças necessárias, isto é, executando o seu planejamento estratégico.

Por exemplo, uma determinada entidade pode querer ser a líder de mercado, a marca mais conhecida, entre outras possibilidades.

É preciso pensar a médio e longo prazo, em um panorama de 3 até 5 anos, para se obter a visão da empresa. Quando ela for atingida, pode ser reformulada — por isso a importância de se revisar as diretrizes estratégicas com alguma frequência.

Em alguns cenários a visão se torna obsoleta em pouco tempo, de acordo com a dinâmica do mercado, em função de novas tecnologias ou processos. Em outros cenários, a visão se torna inalcançável no tempo estipulado no planejamento, o que pode desestimular tanto os empreendedores quanto seus empregados.

A visão funciona norteador de ações que estimulem o negócio ao crescimento e não um balde de água fria, sem perspectiva de alcance.

Como definir

Definir um horizonte de planejamento, normalmente de 3 ou 5 anos. Escreva como você gostaria que sua empresa estivesse no final desse período.

Descreva, com base na sua primeira resposta, quais indicadores e metas mensuráveis que devem ser atingidas ao longo do período de tempo estabelecido

Crie um documento em que fique claro quais objetivos que a empresa irá atingir durante o período. Se possível, identifique os pontos de corte e objetivos intermediários.

Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.

Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia

Também,

• A visão precisa ser desafiadora, suficientemente difícil;
• A visão deve ser factível, isto é, uma possibilidade real, mesmo que difícil;
• A visão deve ser capaz de mobilizar pessoas para uma causa comum;
• As pessoas precisam ser capazes de visualizar o futuro por meio dela — a visão deve ser objetiva;
• Ao “fechar os olhos”, você precisa ser capaz de ver o resultado com a visão realizada e gostar do que vê.

Exemplos de missão

Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor.

Apple
Mudar o mundo através da tecnologia.

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Valores

O que são os valores

Os valores são o DNA da organização. São os ideais de atitude, comportamento e busca de resultados comuns aos empregados, líderes e acionistas nas relações com clientes, fornecedores, comunidade, parceiros e governos.

É a partir dos valores que as organizações se definem e alimentam a sua estratégia através das pessoas. No momento de aquisição de talentos, por exemplo, é extremamente importante que os recrutadores identifiquem o estilo cultural e valores comuns entre os candidatos e a empresa. Dessa forma a integração será mais fácil e rápida.

Um pouco diferente da missão e visão, os valores são mais flexiveis. Pode-se agregar valores novos ou excluir algum que não identifique mais o DNA da organização, mas como estão relacionados a atitudes e comportamentos, é necessário entender que este movimento normalmente é lento e orgânico para que não se promova uma mudança não natural na empresa.


Como definir

Os valores precisam ser definidos ou identificados a partir de uma base comum que está no DNA (invisível) da empresa. Normalmente são palavras chave ou expressões que definem comportamentos alinhados e atitudes que todos tem em comum e querem que a organização demonstre externamente e para o público interno. Para estabelecer os seus valores considere:

Quais atitudes e comportamentos a sua empresa gostaria de ser lembrada, caso fosse uma pessoa?
Da mesma forma, por quais atitudes e comportamentos ela gostaria de ser admirada?

Exemplos de valores;
Aqui não serão citados valores de empresas, mas sim serão mostrados valores que podem ajudá-lo na identificação daqueles que fazem sentido para sua empresa.
No caso da missão e visão, são apenas exemplos para se inspirar. Lembre-se que cada caso é um caso e cada empresa é uma

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