Porque o LinkedIn é Importante Para sua Empresa

Atualmente, estamos vendo como a cada ano vai ficando para trás aquela história em que as pessoas iam até a empresa e deixavam o currículo para concorrer a uma vaga. Em grande parte o LinkedIn esta contribuindo a essa mudança.

Existem diversas plataformas nas quais as empresas publicam oportunidades de trabalho e, logo, todos os pretendentes podem aplicar e concorrer à vaga.  

No entanto, é um processo que pode ser otimizado, graças ao LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede social, assim como Instagram, Facebook, Twitter. Porém o objetivo desta plataforma é, mostrar a “face” profissional de cada pessoa

Com este site, empresas e pessoas podem interagir e, ambas as partes podem se conhecer melhor.

Veja como o LinkedIn pode ajudá-lo dentro da sua empresa.

linkedin

1) O que é LinkedIn?

Como foi mencionado anteriormente, o LinkedIn é um programa que serve para conectar empresas e pessoas. Também, esta plataforma social é a maior rede corporativa que existe. 

Desde o começo desenvolveu-se para ajudar a conectar profissionais do mundo inteiro, e é dedicado exclusivamente à interação entre eles.

Esta rede social é gratuita, permite interação entre os membros e a publicação de textos e vídeos.

Informações que você tem que considerar é que: 

Em 2019, o Brasil era o quarto país em número de usuários nesta rede, com 35 milhões de pessoas ativas.

A empresa Hubspot -desenvolvedor e comerciante americano de produtos de software para marketing de entrada- descobriu que o LinkedIn é 277% mais eficaz para gerar leads (possíveis clientes) do que Facebook e Twitter.

Este último dado deve ser muito considerado já que, o dinheiro da sua empresa chega através dos clientes que você pode gerar. 

Neste ponto, você já deve estar se perguntando, como criar uma conta para minha empresa? Pois bem, pode conferir, como criar a página da sua empresa no LinkedIn.

Criando un perfil de linkedin

2) Para que serve

A principal oferta desta plataforma é conectar profissionais. Com o linkedIn conseguira ter as seguintes vantagens:

  • Atrair novos funcionários de uma forma simples e de forma gratuita. 
  • É possível divulgar seus posts e materiais, fazer anúncios e até publicar textos diretamente da rede social.
  • Gerar mais leads (possíveis clientes)

O que nos leva ao seguinte ponto.

3) Quais os benefícios

  •  Ficar perto dos stakeholders

Mas, é imporante esclarecer, quem são os stakeholders. São pessoas importantes para sua organização, como clientes, governo, colaboradores, comunidade.  

Assim, aproveite o LinkedIn para se manter por perto dessas pessoas, mostrando apoio ao trabalho deles, curtindo suas publicações ou parabenizando-os por suas conquistas.

Também, considere a ideia de restringir os contatos àqueles que tenham a ver com sua área de atuação.

  • Fortalecer sua credibilidade profissional

Além de compartilhar artigos interessantes, nessa plataforma, você também pode mostrar seus conhecimentos, publicando o seu próprio conteúdo. Mostrar conteúdo profissional com o nome da sua empresa.

  • Vender mais

O LinkedIn oferece, atualmente, diferentes formas de aumentar a visibilidade das marcas, empresas e fortalecer a interação entre elas. 

Toda empresa pode criar um perfil nesta rede social. Estes perfis têm uma área específica para ofertar produtos e serviços.

Desta maneira, quanto mais mostrado e interativo seu perfil seja, mais probabilidade terá de atingir mais “leads”.

Red Linkedin

4) Funcionalidades

  • Prestação de Serviços

No linkedin existe uma ferramenta chamada “prestação de serviços” onde você pode inserir informações dos serviços prestados como foco do negócio, expertises, localidade, preferência sejam elas online ou presencial.

Essa ferramenta possibilita a divulgação de habilidades e conhecimentos tanto de empreendedores quanto de freelancers e pessoas que buscam recolocação no mercado, e claro, para sua empresa. A ferramenta está disponível logo abaixo da introdução do perfil da empresa.

  • Eventos

Desde há um tempo, é possível criar um evento no próprio LinkedIn. Você pode criar um evento para uma reunião específica, para encontros voltados ao networking, cursos, palestras, almoços, recrutamento. É possível configurar a ferramenta para publicar o evento como público ou privado.

O cadastro do evento é muito parecido com as funcionalidades da categoria Eventos do Facebook. A categoria está disponível na barra esquerda ao clicar no botão “Início”.

  • Convidar conexões para curtir a página

Esse é um dos recursos mais usados por empresas, pois ajuda a aumentar o número de seguidores na Linkedin Page. Há um limite de convites diários que oscila entre 30 e 50 contatos. 

Para convidar conexões para seguir a Linkedin Page da sua empresa, acesse: Ferramentas Administrativas –> convidar conexões.

5) Como manter um perfil destacado

  • Incentive o engajamento dos seus funcionários

Uma empresa é o reflexo e resultado das pessoas que estão inseridas nela. Por isso, crie uma cultura na qual todos os colaboradores estejam engajados com o crescimento da empresa no LinkedIn, acorde ao que está sendo discutido. 

Procure também estimular a interação no perfil da empresa com ações como, compartilhamentos e comentários nas postagens.

Com isso, estes atos, demonstrarão para pessoas fora da empresa que, todos na organização estão comprometidos e gostam de fazer parte dessa “família”, o que gerará mais pessoas queiram trabalhar para você.

Pense que é como uma publicidade gratuita, pois, se fora da sua organização se escutam péssimos comentários do clima organizacional, das condições trabalhistas, entre outras. A imagem da sua empresa se torna gravemente prejudicada.   

Portanto, esse é o pontapé inicial para uma boa estratégia de Marketing no LinkedIn.

  • Compartilhar conteúdo interessante

O conteúdo na sua Company page servirá como apresentação da sua empresa, será como o mundo verá como sua empresa é. 

Para isso, considere dois fatores importantes, 

a) Manter seu perfil completo e atualizado.

Crie e compartilhe temas relevantes para seus clientes e demais steakholders. Se por exemplo sua empresa trabalha com o conceito “alimentação saudável” 

Compartilhe temas que ajudem os seus seguidores a ter uma vida fit, dados interessantes de determinados alimentos, receitas, produtos. 

Desta maneira, todos notaram que seguir a sua empresa no LinkedIn, traz vários benefícios.

b) Postar fotos interessantes

O visual é uma parte importante nas redes sociais, e no LinkedIn, não é diferente. Pelo que, sempre crie artes chamativas para seu público.

Por fim, foi possível observar como o LinkedIn pode potencializar sua empresa. Desde contratação de novos funcionários até como aumentar suas vendas de produtos e serviços. 

Se bem utilizada esta rede social, sua empresa e marca podem sobressair da concorrência e ser referência no mercado.