De acordo com Paulo Valey, consultor da SEBRAE, numa entrevista em 2015, 60% das micro e pequenas empresas fecham por não terem um plano estratégico definido. Ele afirma que essas empresas tem dificuldade de empreender, pois não têm recursos para isso, porém para conseguir financiamentos e investimentos, é necessária a existência de um planejamento estratégico. Além disso, ele salienta que por mais que os empreendedores tenham ideias brilhantes, elas podem não ser viáveis, por isso é necessário uma previsão e um planejamento.
As micro e pequenas empresas têm a vantagem de estarem próximas de seus clientes, o que torna possível a comunicação entre eles e a tomada de atitude rápida e alteram processos facilmente por não terem de enfrentar diversos níveis hierárquicos. Porém o planejamento estratégico é muito pouco utilizado por essas organizações por acharem o método complexo, ou por não conhecerem nenhum tipo de método para adotarem.
Para algumas pessoas o planejamento estratégico é só um papel que contém a visão, a missão e os valores da empresa, colado na parede. Porém ele é muito mais importante que isso:
A falta de planejamento estratégico causa:
– Reações exageradas;
– Antecipação na tomada de decisões;
– Problemas financeiros;
– Falta de previsão das ações dos concorrentes ou do mercado;
– Necessidade de empréstimos bancários com altas taxas de juros;
– Custos mais altos que o necessário;
– Maior sensibilidade à crises econômicas e políticas;
-Falta de crescimento da empresa;
– Falta de posicionamento claro;
– Falência sem saber o real motivo;
– Identificação do problema apenas quando já é tarde para resolver;
– Falta de foco no desenvolvimento, ficando presos nos problemas do dia a dia;
Além disso, o planejamento estratégico lhe proporcionará:
– Maior facilidade e agilidade nas tomadas de decisão;
– Melhor conhecimento dos seus concorrentes;
– Melhor comunicação entre seus funcionários;
– Maior capacitação gerencial até dos funcionários inferiores hierarquicamente;
– Maior motivação e comprometimento dos envolvidos;
– Melhor flexibilidade dos processos;
– Aumento da consciência coletiva e do espírito de equipe;
– Fortalecimento de identidade da empresa.
Sendo assim, para possuir uma empresa saudável e ter controle total de tudo é necessário aderir um planejamento estratégico. Você poderá definir o futuro da sua empresa e operá-la com tranquilidade mesmo nos momentos de crises e dificuldades.
O Planejamento Estratégico do Google
O Google, por exemplo, aderiu uma ferramenta de Planejamento Estratégico chamada OKR, em 1999, o ano seguinte à sua fundação, que possuía apenas 40 funcionários. Essa ferramenta auxiliou o seu crescimento, tornando-a o que ela é hoje.
A empresa ainda utiliza esse método, possuindo 60 mil funcionários em 50 países diferentes. Sendo assim é possível notar que independentemente do tamanho da instituição a metodologia OKR pode ser implementada. No Google elaboram-se metas trimestrais e anuais por todas as equipes, gerentes e funcionários buscando sempre mantê-la no caminho certo.
Agora você sente necessidade de fazer um planejamento estratégico?
Você vê como isso pode te ajudar a desenvolver a sua empresa?
Aqui estão algumas ferramentas que você poderá utilizar para elaborar o seu planejamento estratégico:
Metodologias de Planejamento Estratégico
Algumas metodologias utilizadas para a elaboração de Planejamento Estratégico são: OKR, BSC, GPD, VBM, PDCA, KPI, KRI, entre outras. Basta estudar cada uma delas e escolher a mais apropriada à sua empresa.
Veja com mais detalhes a definição do método de Planejamento Estratégico OKR, e como elabora-lo, através do E-book: