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Metodologias Úteis Para Manter um Bom Clima Organizacional Dentro da Sua Empresa

Já é de conhecimento geral que uma empresa com a área estratégica desestruturada tende a ter menor rendimento, mais gastos, maior desperdício de recursos e menor rentabilidade. No entanto, às vezes pode acontecer de não considerar o clima organizacional da empresa como fator determinante para bons resultados.

Apesar disso, este cenário está mudando e tomando força cada vez mais, já que, muitos tomadores de decisões entenderam que um clima organizacional descuidado, é desfavorável e pode prejudicar os objetivos da companhia, diminuir a produtividade e até funcionários pedir demissão, podendo ser uma perda de talento da empresa.

Tendo em vista isso, vamos apresentar 3 metodologias para manter um bom clima organizacional.

1) Pesquisa de clima organizacional

  • a) O que é?

A pesquisa organizacional é uma ferramenta que auxilia à área de RH (Gestão de Recursos humanos) a entender diversos temas relacionados ao fator humano dentro da organização.

Temas como, nível de satisfação, valorização ou políticas da empresa, entre outros.

  • b) Porque é importante?

Como foi mencionado no início, quando os funcionários não se sentem satisfeitos dentro da organização, podem acabar pedindo sua demissão, o que causa maior rotatividade dentro da empresa, perda de talento, perda de tempo na procura e capacitação de novos colaboradores.

Impede que a companhia trabalhe ao seu máximo nível, pois, sempre estarão entrando e     saindo novas pessoas.

Por tanto, os lucros claramente serão prejudicados.

  • c) O que perguntar

Aqui é importante salientar que, o RH muitas vezes não tem o poder para mudar a empresa inteira, assim, é importante ter em mente quais coisas podem ser mudadas e quais não.

  • d) Como funciona?

O RH é o setor encarregado de desenvolver esta pesquisa, é importante que seja utilizado uma linguagem clara e objetiva, para que todos os trabalhadores a consigam entender.

A pesquisa deve ser anônima, para que todos se sintam tranquilos no momento de responder, sem esperar que alguém os possa julgar.

É importante também que o RH tenha claro o que deseja saber com a pesquisa e mantendo em mente os objetivos da empresa e RH em si. Para que assim, eles possam ser melhorados e otimizados.

No momento da aplicação, é recomendável que a pesquisa seja passada para todos os colaboradores ao mesmo tempo, para evitar que eles se influenciem mutuamente

  • e) Reunir e analisar os dados

Quando a aplicação acaba, existiram muitos dados e opiniões. A partir daqui, é importante que seja lembrado os objetivos pelos quais foi elaborada a pesquisa.

O que nos leva ao seguinte ponto;

  • f) Plano de ação

Com os dados analisados e tendo entendido o problema, agora, é possível traçar um plano de ação que vise a melhoria do clima organizacional.

  • g) Comunicação para os funcionários.

Por fim, depois de ter aplicado a pesquisa, analisado os dados e criado o plano de ação, é importante repassar para todos, quais foram os defeitos achados e propor os planos de melhoria, assim, todos se sentiram valorizados e ouvidos, pois, perceberam que suas inconformidades foram atendidas.

2) ACOMPANHAMENTO

  • a) O que é

O acompanhamento é um método que ajuda a entender de maneira clara e direta como estão os membros de uma organização. Auxilia no melhoramento do clima organizacional. Basicamente é uma conversa.

Por exemplo, na área de Marketing de uma empresa, existe o “gerente” e os subordinados a ele. Com o acompanhamento, o gerente pode marcar um horário com cada um dos trabalhadores, para ambos estarem alinhados sobre o que acontece tanto na área de marketing como também na empresa.

O funcionário pode expressar se existe alguma desconformidade, qualquer que seja ou até mesmo, é um espaço para que o subordinado proponha novas ideias para a empresa.

  • b) Porque é importante

O acompanhamento ajuda a que, os trabalhadores se sintam escutados e apoiados. Ajuda na criatividade e inovação, pois, o funcionário sempre pode estar trazendo novas ideias e coisas que a empresa possa melhorar.

A final é o funcionário que elabora cada processo e, ele sabe mais que ninguém o que pode ser melhorado e o que fica melhor para otimizar a empresa.

Também nos ajuda a:

  • Saber se o funcionário está trabalhando na direção dos resultados esperados pela empresa.
  • Controlar a qualidade e o cumprimento do prazo das atividades realizadas pelo funcionário;
  • Identificar as principais necessidades de desenvolvimento.
  • Analisar as variáveis do ambiente organizacional que afetam positivamente ou negativamente o desempenho do funcionário;
  • Passar constantes feedbacks, para que o funcionário saiba como está sendo seu desempenho dentro da empresa, antes mesmo de receber o resultado de sua avaliação de desempenho.

3) Avaliação de desempenho

Para que uma empresa consiga alcançar suas metas, é indispensável que os colaboradores aportem seu melhor à organização. Dado que, são eles a força produtiva da empresa. Se estes estão desfocados, a empresa não poderá mensurar sua visão.

A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como um melhor desempenho.

Com esta metodologia, o RH saberá quais funcionários merecem uma bonificação, promoção de cargo, treinamento ou no pior dos casos, demissão.

No entanto, é importante que o funcionário tenha claro qual é seu papel dentro da organização, como deve desempenhar sua atividade. Ter claro seus processos. (link)

Para auxiliar e desenvolver uma boa prática de avaliação de desempenho, é importante considerar alguns pontos:

  • Estabelecer objetivos e metas avançadas, que sejam desafiadoras, porém, alcançáveis.
  • Monitorar o desempenho constantemente.
  • Proporcionar feedbacks positivos e não apenas os de pontos de melhoria.
  • A pessoa que for passar o resultado da avaliação de desempenho deve se preparar e estruturar tudo que vai passar anteriormente.
  • Passar quais são os pontos de melhoria e discutir com ele como pode melhorar. Neste ponto, devem-se mostrar as oportunidades oferecidas pela empresa.
Bônus

Ofereça benefícios aos seus funcionários.

A rotina e cansaço do trabalho diário, acaba sendo bastante cansativo, o estresse aumenta, a produção se vê diminuída, o clima organizacional por tanto, pode ficar tenso.

Para isso, é importante que os colaboradores tenham benefícios e recompensas pelo trabalho árduo que eles fazem durante a jornada.

Com o fim de que os funcionários mantenham o foco, podem ser oferecidos benefícios como, um dia de folga, reduzir o expediente em algum dia, uma recompensa econômica por alcançar uma meta. Também pode ser, um presente, pagar uma pizza para todos.  O importante é que todos se sintam valorizados e tenham um momento de descontração.

Por tanto, para ter um bom clima organizacional, basicamente, é importante conversar com os membros da organização, saber como eles se sentem realizando suas atividades. Fazer com que todos se sintam como uma família, apoiados, ouvidos e valorizados.

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