O que é o Empreendedorismo Corporativo e como Desenvolver em sua Empresa

Na sociedade atual, o tema empreender é algo que vem sendo abordado com muita frequência, mais e mais as pessoas querem ser independentes e montarem os próprios negócios, se dedicando assim a algo que realmente gostem e queiram que dê certo. Agora, não existe apenas esse meio para conseguir ser um empreendedor, profissionais que não querem montar um negócio ou que não tem condições para fazê-lo, podem optar pelo empreendedorismo corporativo. Essas pessoas teriam a chance de mostrar toda sua criatividade e inovação dentro de empresas, onde são colaboradoras, conseguindo resultados e melhorando o ambiente de trabalho para todos que estão envolvidos na organização.

Você sabe o que é Empreendedorismo Corporativo?

O empreendedorismo é uma área que cresceu muito nos últimos anos. De acordo com um estudo da “Global Entrepreneurship Monitor”, 34 a cada 100 brasileiros em idade adulta possuem seu próprio negócio ou estão envolvidos no processo de empreendedorismo. 

Poder empreender lhe atribui a liberdade de fazer algo com o que você se identifique e queira levar para frente, mas isso não significa focar apenas no próprio negócio, existem muitas formas de empreender de dentro de uma empresa onde você é colaborador.

Levando em conta o que foi dito, hoje eu vou dar introduzida no assunto do empreendedorismo corporativo para que você possa utilizar isso a seu favor e aplicar na prática.

O que é empreendedorismo corporativo?

As características de um empreendedorismo corporativo seriam as mesmas de um empreendedorismo normal, mas não tendo de se se preocupar com a criação da empresa pois nesse estilo você já estaria inserido no meio, podendo ser de iniciativa do dono, sócios ou até dos colaboradores da empresa.

Essa pessoa que irá propor as ideias a serem testadas e implementadas deve ter uma visão geral da empresa para expandir suas experiências além da sua área de atuação, assim conseguindo visualizar pontos que podem ser melhorados e dessa forma podendo reduzir os custos e trabalho envolvidos no processo. 

Características de um Empreendedor Corporativo.

Existem algumas caraterísticas que são encontradas com mais facilidade nas pessoas consideradas empreendedoras corporativas. A inovação dos colaboradores é algo muito importante pois impacta diretamente o alinhamento com a empresa no sentido de saber quais as metas a serem alcançadas.

Visão sistêmica

Como já foi dito anteriormente, o empreendedor corporativo deve sempre se atentar e possuir essa visão ampla do entorno e não se focar apenas em seu trabalho, dessa forma ele entende que é necessário entender o todo para que os objetivos sejam alcançados tanto no âmbito individual quanto no coletivo.

Boa comunicação

Todos sabemos que no meio empresarial de hoje ter uma comunicação efetiva é essencial, de modo que é obrigatório se estiver em um cargo de liderança. Com uma boa comunicação as suas ideias e mensagens para a empresa irão ser ouvidas e melhor interpretadas, além de passar confiança e engajar as pessoas em sua jornada.

Organização

A Organização é um requisito muito importante tanto para a o empreendedor quanto para a empresa, pois com uma boa organização pode-se traçar planos de ação e, também, sua execução e comparação de resultados. Sem uma boa organização os processos ficam soltos e dificilmente se verá um resultado satisfatório.

Flexibilidade  

O mercado atual é um ambiente muito dinâmico e rápido, vemos mudanças todos os dias em formas de se fazer uma determinada tarefa. Com isso em mente, deve se lembrar de ter uma certa flexibilidade para aprender e conseguir absorver as informações, para que possa reproduzir isso na empresa de forma a otimizar seus processos.

Isso se torna ainda mais nítido quando é tomado em conta que se um profissional não puder se adequar ao cenário atual, ele é facilmente superado por outras pessoas mais preparadas e dispostas a aprender que ele. Dessa forma a flexibilidade é uma das chaves para que o empreendedorismo corporativo seja eficaz.

Papel da Empresa

Para que uma empresa espere de seus colaboradores atitudes mais inovadoras, ela deve assumir uma responsabilidade de fornecer treinamentos, capacitações e tudo que ajude as pessoas que trabalham ter mais engajamento.

Papel dos gestores

Acreditar na ideia e dar incentivo a ela, servir de inspiração para os outros, estar sempre disponível para ajudar e conversar com os colaboradores para passar segurança.

Papel dos colaboradores

Os colaboradores devem ter dentro de si a vontade de aprender e darem seu melhor, participando ativamente na empresa, recebendo e dando feedbacks. Pode-se pensar que o aprendizado adquirido nessa etapa da vida vai sempre estar com você, portanto dando uma dinâmica em sua carreira profissional, então se engajar e aprender é sempre bom.

Vantagens de se aplicar o empreendedorismo corporativo

Pode-se dizer que o empreendedorismo corporativo é uma forma de mostrar inovação e engajamento, tanto por parte dos colaboradores, quanto por parte da empresa. Assim aplicando o empreendedorismo corporativo, ambas as partes participam e trabalham no processo, conseguindo se desenvolver. Agregando valor em seu trabalho portanto, aqui vão alguns tópicos que ressaltam as vantagens de se aplicar o empreendedorismo corporativo em sua empresa.

Maior engajamento

A partir do momento que os colaboradores começarem a ter esse sentimento de empreendedorismo, eles irão começar a se sentir pertencentes na empresa e seus objetivos e consequentemente irão realizar mias para que os objetivos sejam alcançados, assim como o clima na empresa melhorará muito com a nova onda de ideias e inovações que vão estar sendo mostradas.

Melhora da produtividade  

Quando todos entendem seu papel e sabem que devem ter colaboração entre si para conseguirem alcançar seus objetivos, tem-se uma melhora na produtividade e as empresas podem patrocinar mais seus talentos.

Redução de custos

Como consequência da melhora da produtividade e aumento do trabalho de maneira assertiva, tem-se uma melhora do planejamento financeiro e consequentemente a redução de custos que pode ser direcionada em outra área da empresa, fazendo com que os colaboradores e a empresa sejam beneficiados com essa redução de custos feita.

Como implementar o Empreendedorismo Corporativo

Tenha compromisso

Para que o empreendedorismo corporativo seja aplicado da maneira correta, o esforço é algo imprescindível para se obter bons resultados, pois a implementação exige que vários obstáculos sejam vencidos e mudanças sejam feitas também.

Envolva a liderança   

A liderança da gestão deve estar inteirada para fornecer apoio ou criar novas possibilidades, práticas e perspectivas. Dessa forma podendo até alterar como a empresa vê sua cultura.

Entenda e empresa

Para se obter um maior êxito, saber onde sua empresa se encontra no momento é algo crucial para que os próximos planos de ação, ideias e objetivos sejam baseados nisso e não fujam da realidade.

Ajude na solução dos erros

Se houverem erros na hora de implementar o empreendedorismo corporativo, eles devem ser revisados e seu foco não pode ser punir o autor do erro, mas sim compreender e ajudar para mostrar soluções e abrir espaço ao crescimento e manter o colaborador engajado.

Incentive seus colaboradores

Explicar para os colaboradores os motivos das mudanças e o objetivo delas, vai ajudá-los na inclusão do processo e não fazer com que fiquem sem conhecimento do momento atual da empresa. Pode-se usar, além da comunicação, os métodos de incentivo como prêmios e bônus para os colaboradores.

Conclusão

Agora que você sabe como ser um empreendedor corporativo, já pode começar a aplicar seus conhecimentos em seu meio de trabalho, por exemplo na empresa que reduz os custos por consequência. As possibilidades de melhora são praticamente infinitas, pois dependem de sua capacidade, tempo e criatividade.

Dessa forma, sendo um tema que qualquer um pode se interessar e aplicar, se quiser saber mais sobre conteúdos sobre empresas e como geri-las, aqui está o Instagram da ADECON que possui vários assuntos abordados, juntamente com divulgações de workshop e indicações de livros de muito valor!