Constantes alterações no quadro de funcionários é um problema para muitos empreendedores do Brasil. De acordo com a pesquisa Rotatividade no Mercado de Trabalho , feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), três em cada dez trabalhadores atuam na mesma área por até dois anos e quase metade dos brasileiros – 48% – acredita que as pessoas mudam de trabalho mais do que deveriam. Mas como a alta rotatividade pode prejudicar o seu negócio?
A taxa de rotatividade de funcionários é conhecida como “Turnover’’ e pode ser caracterizada pelo fluxo de entradas (contratações) e saídas (desligamentos, demissões, remanejamentos e aposentadorias) de pessoas em uma organização.
Todo empreendedor busca ter dentro de sua empresa os melhores talentos que o mercado de trabalho oferece. Porém, quando esses profissionais deixam a empresa um novo processo começa.
Inicialmente, é necessária a contratação, em seguida a capacitação e adaptação de um novo colaborador no ambiente empresarial. Todo esse processo demanda grande esforço do setor de RH de qualquer organização, gerando diversos prejuízos.
Manter um quadro de funcionários estável é necessário para qualquer organização que deseja ter resultados satisfatórios, e este com certeza, é um objetivo de todo empreendedor.
A manutenção de um clima organizacional agradável, o desenvolvimento da comunicação interna e conhecer a fundo seus colaboradores são atitudes necessárias para o sucesso da sua empresa. Isso evita a insatisfação de seus funcionários e auxilia na permanência destes.
Além disso, o desenvolvimento de um plano de carreira se mostra como grande aliado na diminuição da rotatividade e na retenção de talentos. Com isso, você poderá minimizar a rotatividade na sua empresa, e assim, atingir melhores resultados e se consolidar no seu mercado de atuação.
Você acredita que a rotatividade pode ser o problema da sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos te ajudar!