Por que fazer parte da ADECON?

A ADECON Consultoria Empresarial é uma empresa júnior, composta por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e são eles que executam as consultorias, voltadas para empresas da cidade de Maringá e região em diversas áreas administrativas, como: 

Assim, nós contribuímos para o desenvolvimento empresas por meio de nossas consultorias, e, consequentemente, para o crescimento do mercado e da economia de nossa região.

Mas o que é uma Empresa Júnior?

Uma empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos, composta por estudantes do ensino superior. Tem como um de seus objetivos agregar mais experiências aos acadêmicos por meio da vivência do cotidiano de uma organização.

As empresas juniores têm o propósito de, por meio de seus projetos, contribuir para o desenvolvimento dos membros e da sua região, além de formar profissionais mais capacitados e que deem continuidade a esse propósito ao longo de suas carreiras.

Como surgiu a ADECON

Inaugurada em 1992 com o nome de Júnior Consultoria, nasce a ADECON, fundada por Marta Kaiser, acadêmica de Administração da Universidade Estadual de Maringá na época.

Esse projeto foi inspirado na primeira empresa júnior do país, criada em 1988 e localizada na Fundação Getúlio Vargas, tendo como objetivo oferecer aos alunos uma experiência a mais dentro da faculdade ao permitir que as teorias estudadas em sala sejam aplicadas na prática dentro da empresa, contribuindo para o aprendizado dos estudantes.

A seguir, uma imagem do jornal O Diário, datado em 06/02/1992, noticiando a respeito da criação da ADECON na UEM.

Também, é importante mencionar que, em 2011 e 2012, a ADECON foi reconhecida como melhor empresa júnior do Brasil, obtendo reconhecimento de todo o Movimento Empresa Júnior (MEJ).

Case de sucesso de clientes ADECON

A ADECON já realizou mais de 280 consultorias ao longo de todos esses anos em Maringá e região.

Um case de sucesso nada mais é do que uma apresentação das experiências e dos resultados que um cliente da ADECON, nesse caso, obteve após uma consultoria, ou seja, é um caso de sucesso.

A seguir, é apresentado um case que o cliente, por meio de uma consultoria de Plano de Negócios – Financeiro, pôde iniciar as atividades da sua empresa.

A necessidade

O cliente pretendia abrir uma franquia PremiaPão na cidade de Sarandi – PR. Essa franquia é especializada em publicidade em sacos de pão. Esse tipo de propaganda permite que empresas façam a divulgação da sua marca diretamente ao público-alvo.

Para isso, ele precisava ter noção de todos os custos, fixos e variáveis, tal qual os cenários de vendas e noção do seu capital de giro, tempo de retorno de investimento e ponto de equilíbrio.

A solução

A partir disso, a ADECON entregou ao cliente uma consultoria de Plano de Negócios – Financeiro, com a finalidade de planejar seus gastos com a abertura da franquia e calcular sua viabilidade.

Com a equipe de consultores alocada, foi dado início ao trabalho com um levantamento dos investimentos iniciais, que são todos os itens necessários para a abertura e operação do negócio.

O cliente tinha dúvida se compensaria abrir um escritório para sua franquia ou não, assim, a equipe elaborou dois cenários de investimentos iniciais: com escritório X sem escritório.

Além disso, outros levantamentos foram feitos, como o das despesas fixas, aquelas que a empresa tem independente do volume vendido no período (salário, aluguel) e dos custos variáveis, ou seja, os que aumentam ou diminuem proporcionalmente com a produção/venda (matéria-prima, embalagens).

Após isso, foi elaborada a projeção de demanda, a qual consiste em uma antecipação da demanda, tomando como base diversos fatores (fatores mercadológicos, financeiros, econômicos etc.), e uma Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período.

Por fim, a equipe desenvolveu um fluxo de caixa, ferramenta que apresenta o fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, o montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período definido e os indicadores de viabilidade, como Ponto de Equilíbrio, Payback e Índice de Lucratividade.

Esse foi um case de sucesso de uma consultoria do módulo de Plano de Negócios – Financeiro.

Você pode encontrar mais sobre os outros cases de sucesso clicando aqui.

Depoimentos de pós-membros

Muitos alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis já passaram pela ADECON. Para cada um, a empresa júnior tem impactos diferentes, porém, sempre voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional de si mesmos.

Abaixo, alguns relatos de pós-membros da ADECON e como a empresa júnior impactou em suas vidas.

“A ADECON foi uma das melhores experiências que a Universidade Estadual de Maringá me ofereceu, durante os três anos que passei nessa empresa aprendi a me relacionar com pessoas, tomar ações em conjunto na busca de resultados, agir em situações de pressão e estresse, planejar e organizar pessoas na busca de resultados, gerenciar pessoas… enfim, são tantas coisas que não cabem aqui nesse espaço.

Essa empresa se tornou minha segunda casa em Maringá, sempre fui muito bem acolhido por todos que passaram por esta maravilhosa organização, neste lugar encontrei muitos amigos que tenho a certeza que levarei para a vida, passei por vários momentos que me desafiaram como profissional e como pessoa, por tudo isso, sou muito grato pelo tempo que dediquei a ADECON.

Ao finalizar minha gestão em 2020, saí com um aperto no peito por não poder estar mais presente na companhia de pessoas que apenas iriam somar na minha vida e em um ambiente que sempre ofereceu oportunidades para o meu desenvolvimento.

Hoje, tenho a certeza de que tenho capacitação, inteligência emocional e experiência suficiente para ingressar no mercado tomando o papel de protagonista na busca e entrega de resultados.” 

Lucas.T

Lucas Tamiozo, Presidente 2020.

“Eu entrei na ADECON no meu segundo ano de faculdade, até então não tinha nenhuma experiência e vivência empresarial, o que eu tinha de conhecimento sobre gestão e organizações era apenas a teoria que até o momento eu tinha visto na sala de aula. A ADECON veio como uma oportunidade de dar um pontapé inicial na minha vida profissional e ter contato com a prática daquilo que via em sala de aula. Já no trainee, mesmo sem ser efetivado na empresa, eu já conseguia ver resultados no meu desenvolvimento além de ter conhecido um pouco mais sobre o que o curso de Administração poderia me proporcionar. Pensei comigo “se no trainee já foi assim, imagina quando efetivado”. 

Minha trajetória na ADECON foi de 3 anos, tive a oportunidade de realizar consultorias para empresa do mercado maringaense, ajudamos empreendedores a abrirem seu próprio negócio, pude desenvolver melhor habilidades como comunicação, organização, criticidade, trabalho em equipe, entre outras tantas que a vivência de gerir uma empresa juntamente com outros estudantes pode proporcionar. A empresa me ajudou adquirir uma base de conhecimento teórico e prático muito boa e que vejo como um diferencial no mercado de trabalho. 

Em resumo, posso afirmar seguramente que a ADECON foi essencial no início da minha vida profissional, além de ter conhecido pessoas incríveis das quais tenho muito carinho e levo pra toda vida.”

Bruno

Bruno Martinelli, Vice-Presidente 2020.

“Entrei na ADECON no meu segundo ano de faculdade. Foi minha primeira experiência profissional. Na época, era muito tímida, com baixa autoconfiança, com poucas competências desenvolvidas e sem saber quase nada sobre como uma empresa funciona.

Entrar na ADECON foi uma escolha que me tirou 100% da zona de conforto. Nunca me senti tão desconfortável! E isso foi o que me permitiu crescer. Fui exposta a situações onde em nenhum outro lugar seria, tendo apenas 18 anos. Fiz processos internos, trabalhei em consultorias, conheci pessoas incríveis e fui, inclusive, diretora de uma das diretorias da empresa.

Nunca cresci tanto como pessoa e profissional dentro de tão pouco tempo. Hoje sou alguém completamente diferente daquela garota de 2019. 

A ADECON proporcionou oportunidades nas quais pude desenvolver minha liderança, autoconfiança, inteligência emocional, comunicação, capacidade de solucionar problemas, organização, priorização, entre outras. Não apenas isso, mas aprendi muito com relação ao conhecimento técnico sobre gestão empresarial.

Uma das experiências mais incríveis que vivi na vida. Não me arrependo nenhum pouco de ter aceitado esse desafio. 

A ADECON me tornou alguém apaixonada por desafios. Apaixonada por crescimento e desenvolvimento. E hoje me sinto muito mais preparada para o mercado de trabalho. Realmente, não faço a mínima ideia de quem seria eu se não tivesse vivido essa experiência.

Mas, um conselho: não entre se você não se permitir sair da sua zona de conforto. A ADECON te dá as ferramentas, mas é você quem constrói seu desenvolvimento.

Um grande abraço!!” 

Ana Clara

Ana Clara Araújo, Diretora de Marketing 2020.

Quer fazer parte do time ADECON?

É certo que participar do Movimento Empresa Júnior traz muitas experiências e oportuniza novas vivências aos membros, especialmente o crescimento pessoal e profissional, além de proporcionar um entendimento sobre como é a rotina de uma empresa.

Nas empresas juniores, você tem a oportunidade de galgar cargos mais rapidamente, aprender a liderar equipes, lidar com clientes e com desafios do dia a dia de uma empresa real.

Você, estudante de Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá pode trabalhar com a gente!

Siga a ADECON nas redes sociais para não perder a abertura do nosso próximo processo seletivo.

Não há nenhum pré-requisito para participar, apenas ter muita vontade de aprender e de conhecer pessoas novas.

Faça sua inscrição! Esperamos você.