Todos nós sabemos que trabalhar sem um direcionamento fica muito mais difícil de alcançar o sucesso, fazendo você se sentir inseguro e sem direção. Por isso, é extremamente importante ter um planejamento estratégico, com missão, visão e valores bem estruturados para sua empresa.

Um bom planejamento estratégico (PE) é aquele que direciona o empresário ou a empresa a ter objetivos e metas mais claros e também consegue traçar o que deve ser feito para alcançar esses objetivos. Segundo Sobral e Peci, referências na área, sem planejamento, as organizações andariam a deriva e sem rumo.

Resumindo, o planejamento estratégico serve como ponto de partida para qualquer empresa que queira alcançar seus objetivos e metas, para que assim, ela conquiste seu lugar no mercado. Inclusive, um bom exemplo disso, está na definição de uma missão, pois é lá que toda essência da empresa está.

O que pode acontecer se eu não tiver um planejamento estratégico?

Alguns problemas causados pela falta do planejamento estratégico podem ser irreversíveis causando até mesmo a falência da empresa. Veja alguns exemplos:

  • Dificuldade de crescimento;
  • Dificuldade de fidelizar clientes;
  • Não possuir um posicionamento claro no mercado;
  • Não possuir foco no crescimento, ficando preso em problemas pequenos do dia a dia;
  • São mais sensíveis a crises políticas e econômicas.

Uma maneira de começar seu planejamento e não sofrer com estes problemas seria através da criação de diretrizes que norteiam a empresa para um mesmo objetivo comum e mais claro.

  • Missão: é o propósito de a empresa existir, sua razão de ser, o que ela é.
  • Visão: é o que a empresa pretende ser, onde ela pretende chegar.
  • Valores: são ideais que a empresa tem como base para tomada de decisões e para conseguir chegar aonde quer, são pilares da organização.

 

Mas como colocar tudo isso em prática?

Existem diversas ferramentas que possibilitam a elaboração destas diretrizes. Abaixo daremos dicas de como defini-las, bem como exemplos que facilitem o seu entendimento:

  • Definir missão: a missão deve ser uma frase clara, simples e útil. Lembre-se da definição de missão, é o porquê de a empresa existir. Há algumas perguntas que facilitam a hora de formular a sua missão:
  1. O que sua empresa faz?
  2. Para quem faz?
  3. Por que ela faz?
  4. Como ela faz?
  5. Onde ela faz?

Exemplo:

– Google:  “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal. ”

– ADECON: “Ser uma Empresa Júnior que proporciona diferencial na formação pessoal e profissional, por meio da gestão interna aliada ao desenvolvimento de soluções empresariais”.

  • Definir visão: é o final da jornada que a empresa definir, o objetivo maior. Existem algumas perguntas que facilitam na hora de estabelecer a sua visão:
  1. Qual é o seu objetivo?
  2. Qual é a força que te impulsiona?
  3. Quais são seus valores básicos?
  4. O que desejam realizar?
  5. O que fazem de melhor?

Exemplo:

– Petrobrás: “Tornar-se uma empresa de energia de classe Mundial. ”

– ADECON:  “Aumentar o impacto na sociedade e fortalecer a vivência da cultura empreendedora”.

  • Definir valores: usar somente palavras que expressam qualidades que a empresa preza. Uma pergunta que facilita na hora de montar seus valores:
  1.  Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela seria reconhecida?

Exemplo:

– Volkswagen: 1. Proximidade ao cliente; 2. Alta performance; 3. Adicionar valor; 4. Renovação; 5. Respeito;               6. Responsabilidade; 7. Sustentabilidade.

– ADECON: 1. Melhoria Contínua; 2. Profissionalismo; 3. Sentimento de Família ADECON; 4. Paixão por desafios;    5. Transparência.

Tendo isso em vista, não perca tempo! Procure definir essas diretrizes o mais rápido possível, pois quando você o fizer, o sucesso pode bater na sua porta, já que você terá todos os seus objetivos claros e bem estruturados. Mas lembre-se, não adianta apenas planejar, é preciso também executar.

Está com dúvida de como fazer? Sim? Entre em contato com um consultor no nosso bate-papo ou baixe nosso e-book sobre planejamento estratégico!

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