Os três grandes pilares do planejamento estratégico de uma empresa são: missão, visão e valores. Nos posts anteriores conversamos mais sobre a missão  e sobre visão empresarial, no post de hoje iremos discutir um pouco mais sobre os valores empresariais.

Os valores empresarias consistem no conjunto de princípios ou crenças que regem as atitudes da organização e dão personalidade à empresa.

Todas as organizações terão valores diferentes e identidade única, de acordo com seus objetivos, sua visão e sua missão. Os valores motivarão e justificarão a existência e o modo de agir da mesma.

Por que definir os valores empresariais?

Valores bem definidos fazem com que os colaboradores trabalhem juntos por um mesmo propósito e busquem os mesmos resultados. Há também o incentivo de uns para com os outros a melhorar. Além disso, gera confiança, tanto por parte dos colaboradores quanto dos clientes e auxilia no planejamento à longo prazo.

Como definir os valores empresariais?

Para definir os valores empresariais é necessário uma consultoria interna ou externa da empresa, questionando sobre alguns pontos em específico:

  • Qual a moral da organização e de seus colaboradores?
  • Como a organização é vista pelos stakeholders?
  • Os negócios condizem com atividades éticas e sustentáveis?
  • Quais as condutas a serem adotadas por toda a organização?
  • A organização tem algum tipo de colaboração socioambiental?
  • Quais as práticas valorizadas pela organização?

Com essas perguntas, as motivações para os valores da empresa ficarão mais claras e irão direcionar toda a estratégia empresarial. Vale ressaltar que valores muito genéricos ou comuns não são o ideal. Eles não mostram o diferencial da empresa (por exemplo, “respeito e educação”, esses são valores que devem estar intrínsecos em todas as organizações, não são, de fato um “a mais”).

Agora que você já sabe a definição de valores empresariais,  iremos mostrar os valores da ADECON como exemplo, para melhor compreensão:

Valores da ADECON

  • Melhoria Contínua: buscar melhorar a cada dia, fazer o melhor, buscar oportunidades de desenvolvimento tanto dentro, quanto fora da empresa;
  • Profissionalismo: ter postura profissional e imparcial dentro e fora da empresa, gerando credibilidade;
  • Paixão por Desafios: buscar soluções e encarar desafios sem medo, buscando sempre o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Transparência: ser sincero, não hesitar ao questionar ou passar pontos que sejam necessários, pensando na melhoria da empresa e dos seus membros;
  • Sentimento de Família ADECON: família são aqueles que estão sempre com você e prezam pelo seu desenvolvimento e crescimento. Esse valor preza pela preocupação de todos os membros, uns com os outros, buscando extrair o potencial máximo de cada um, sempre com sentimento de orgulho e respeito e entendendo que somos todos parte fundamental de uma mesma família: A família ADECON.

E na sua empresa, estão claros quais são os valores vivenciados? Eles fazem sentido para todos? Não perca tempo, peça ajuda aos nossos consultores para tirar suas dúvidas sobre esse tema!!

Posts relacionados