O surgimento de novas tecnologias é uma realidade com a globalização, garantindo que as informações estejam sempre disponíveis independente de sua localização. Entre elas, Inteligência Artificial (I.A.) se destaca por auxiliar na otimização de tarefas e aumentar o valor de seu negócio.
Além disso, é uma ótima aliada para criar competitividade no mercado. Entenda mais sobre o que é essa ferramenta e como ela pode auxiliar para o desenvolvimento de sua empresa.
O que você vai aprender:
- O que é Inteligência Artificial;
- Como a I.A. pode ser usada;
- Como implementá-la na sua empresa;

O que é Inteligência Artificial?
A I.A. é uma ferramenta tecnológica que realiza tarefas similares às do ser humano. E pode ser considerada uma revolução no mundo dos negócios, devido sua eficiência e rápida evolução. Com a sua capacidade de processar um grande número de dados, a Inteligência Artificial está se tornando cada vez mais essencial para empresas que buscam sustentabilidade.
Além disso, sua implementação permite, por exemplo, otimizar processos, reduzir custos de operações, garantir uma boa experiência ao cliente, o que garante vantagem competitiva. Assim, são inúmeras as possibilidades que o uso dessa tecnologia traz para o funcionamento das organização.
Saiba mais como ela pode ser usada para auxiliar as atividades da sua empresa:
- Automação: a inteligência artificial é uma ótima ferramenta para reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas, tornando os processos mais eficientes e ágeis. Desse modo, as pessoas podem focar em tarefas que exigem mais tempo e conhecimento para serem realizadas, enquanto as atividades operacionais são finalizadas com rapidez e precisão, devido a automação.
- Tomada de decisões: a I.A. desempenha um importante papel para a análise de dados, pois permite que as empresas tomem decisões assertivas. Por conta de sua boa precisão, consegue observar informações que poderiam passar despercebidas para as pessoas permitindo assim, previsões confiáveis em relação ao futuro do negócio. Assim, com ela, os gestores conseguem minimizar os riscos de determinadas estratégias, planejar o futuro da organização, visando seu crescimento.
Atendimento personalizado: com o uso da I.A. é possível garantir ao cliente um atendimento personalizado. Com base nas informações que são oferecidas pelos próprios usuários, o resultado da pesquisa será adaptada àquela necessidade. Assim, além de não ser entregue uma resposta genérica, a experiência do consumidor é mais agradável.
Disponibilidade: diferente dos seres humanos, que possuem limitações de horário, a inteligência artificial está disponível 24 horas por dias, sete dias por semana. Desse modo, quando o usuário necessitar de suporte, a ferramenta irá auxiliá-lo imediatamente, evitando que essa pessoa busque informações concorrentes. Essa disponibilidade permite que a confiança da marca aumente, além de seu comprometimento a solucionar as dores dos clientes.
Como implementar a Inteligência Artificial na sua empresa
Para que a implementação da I.A. seja eficiente, é necessário realizar uma análise para avaliar onde essa ferramenta será bem utilizada. Logo, é preciso cautela ao implementá-la, com um bom planejamento, pois, toda mudança, se não for estruturada, pode ocasionar desafios inesperados e impactos negativos ao negócio.
A partir disso, há algumas dicas que auxiliam nesse processo:
- Capacitações: como a inteligência artificial é, ainda, uma ferramenta nova, é fundamental que a empresa realize capacitações com seus colaboradores. Com treinos específicos, o conhecimento dessa tecnologia será expandido, sendo possível utilizá-la da melhor forma, otimizando processos.
- Planejamento: é essencial garantir que o uso da ferramenta esteja alinhado com os objetivos e metas determinados pela empresa. Assim, é necessário definir quais problemas a tecnologia irá solucionar, sendo essencial para o bom funcionamento da organização.
- Acompanhamento: após a implementação da ferramenta, é indispensável acompanhar seus resultados. Logo, para que seja possível entender quais abordagens tiveram um bom resultado e quais ainda precisam ser aprimoradas. Dessa maneira, garante que a tecnologia implementada continue trazendo auxílio com o tempo.

Além disso, existe uma diversidade de áreas que essas ferramentas podem ser úteis. Confira algumas abaixo e quais processos podem ser otimizados:
- Gestão de Pessoas: com o auxílio de análises de currículos, automação do recrutamento.
- Finanças: a I.A. pode ajudar na análise de dados, criando gráficos, fazendo previsões sobre o futuro empresarial.
- Marketing e Vendas: pode ser uma ferramenta essencial para as estratégias de recomendação de produtos, análise do público- alvo e do cliente ideal.
- Atendimento ao cliente: com chatbots e assistentes virtuais, para o auxílio de dúvidas.
- Produção e Logística: pode auxiliar na previsão de demandas e análises de planilhas.
Conclusão
Portanto, as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, podem ser muito úteis para a sustentabilidade e planejamento empresarial. No entanto, é preciso garantir que a implementação dessa ferramenta esteja alinhada com o plano de negócios determinado pela organização, para que a ferramenta utilizada seja estratégica, estruturada com os objetivos da empresa.