HomeBlogTop of MindQual o impacto da sua empresa ser Top Of Mind?

Qual o impacto da sua empresa ser Top Of Mind?

Gostaria de entender como uma empresa Top of mind se destaca no mercado? Confira nesse blog!

Tempo de leitura: 5 minutos

Afinal, o que é Top Of Mind?

Talvez você esteja se perguntando: “o que significa ser Top of Mind?” ou “ o que é Top of Mind?” Portanto, antes de responder qual o impacto de uma empresa ser Top of Mind, irei explicar seu conceito.

Antes de ir para a parte teórica, gostaria de fazer uma pergunta: “Qual a primeira marca de refrigerante vem a sua cabeça?” 

Posso apostar que você deve ter pensado na Coca-Cola. Esse é um ótimo exemplo do que é ser Top Of Mind. A expressão significa “o que vem em primeiro lugar na sua mente”, por isso o motivo da pergunta anterior.







Pergunte-se a si mesmo(a) “ Qual a primeira empresa de fast food que vem a cabeça?”, “Qual a primeira marca de celular que vem à cabeça” posso apostar que as marcas respondidas serão McDonald ‘s ou Burger King e Apple ou Samsung. Por isso essas marcas e muitas outras são consideradas Top of Mind no mercado, porque são as primeiras que você lembrou.
O que faz essas empresas serem Top of Mind? Já parou para pensar?! Qual seria o diferencial delas? Vamos analisar o McDonald ‘s , empresa que iniciou em 1948 com os irmãos Mac e Rick McDonald, que transformaram seu restaurante em um tipo drive-in e tinham como principal característica a eficiência e rapidez do serviço, promovendo dinamismo na produção e redução de custos. Outro ponto crucial para o sucesso do   McDonald ‘s foi a logomarca, o desenho dos arcos dourados remete instantaneamente ao     McDonald ‘s, junto com as cores vermelho e amarelo. Cada mínimo detalhe foi pensado e estudado. Já parou para pensar no motivo de ser vermelho e amarelo? A cor vermelha traz um sinal de urgência para os consumidores e a cor  amarela estimula a fome. 

Mas são apenas esses pontos citados que fizeram o McDonald’s ser o que é hoje. Não adianta ser uma empresa que chama a atenção das pessoas mas não atrai o seu público alvo ou ainda não preza pelo relacionamento com os clientes. Todos esses pontos fazem a diferença sobre como a sua empresa é lembrada pelos consumidores, o que pode até soar como óbvio, mas acredite que “o óbvio precisa ser dito”.

E qual o impacto de ser uma empresa Top of Mind? 

A resposta é simples, sua empresa é lembrada, é conhecida, é referência no segmento em que está inserida, tem poder de influenciar as pessoas com seus produtos e publicidade, atrai novos consumidores e principalmente tem maior propensão e lealdade, mais conhecida como a “fidelidade do cliente” . 

Agora você pode estar se perguntando “como faço para ser Top of Mind?”

A resposta não é tão simples assim, o primeiro passo é ter uma missão e visão claras, ou seja, qual o objetivo da sua empresa no mercado em que está inserida? Qual é o seu público alvo? Onde a sua empresa quer chegar no futuro?

Se a sua empresa ainda não possui essas respostas ou mesmo tendo as respostas, não consegue atrair seu público alvo, como você pode tomar medidas para fazer com que a sua empresa atraia seu público alvo e assim poder se tornar Top of Mind?

Nós da adecon realizamos o que é chamado de pesquisa de mercado, que tem como objetivo entender qual a visão que o público tem em relação a sua empresa, os produtos e serviços oferecidos, bem como suas necessidades como possíveis clientes. A pesquisa de mercado responde inúmeras perguntas, tudo depende do que sua empresa procura descobrir.

Como nós da adecon podemos ajudar?

A adecon realiza não apenas pesquisas de mercado, mas também a MAIOR pesquisa de mercado de opinião pública feita em Maringá, chamada Top Of Mind. É isso mesmo que você pensou, buscamos descobrir quais empresas são as mais lembradas pelo público maringaense em determinado segmento. Mas não apenas isso, buscamos descobrir as empresas mais consumidas e quais empresas conseguiram a fidelização do seu público, ou seja, a lealdade dos consumidores.

Talvez você esteja curioso(a) para entender como essa pesquisa é feita, por isso, vou explicar. Para começar, realizamos a elaboração do questionário em conjunto com um professor especializado na área. Após essa etapa realizamos o que chamamos de “teste piloto”, aonde aplicamos alguns questionários para analisar as possíveis melhorias no questionário. 

Em seguida realizamos a aplicação de questionários, sendo mais de 1000 questionários aplicados. Após esta etapa é feita a tabulação de dados e análise dos mesmos, para que na sequência sejam elaborados relatórios de cada empresa e segmento, com o objetivo de que as empresas descubram como está a sua imagem perante o público, analisem como está os concorrentes perante o mercado e assim conseguirem criar planos mais assertivos para atrair seu público. 

E por último mas não menos importante, realizamos um evento para premiar as empresas mais lembradas pelo público maringaense, levando em consideração o 1°,2° e 3° lugares. Onde haverá a presença dos representantes de cada uma das empresas premiadas, sendo uma ótima oportunidade de networking, visto que atraem muitos empresários e pessoas influentes.  Vale ressaltar que estamos na nossa 8° edição, visto que a pesquisa do Top of Mind se deu início em 2007 e acontece a cada 2 anos.
E adivinha, esse ano haverá Top Of Mind e serão pesquisados 27 segmentos de mercado, mais de 1000 questionários aplicados81 empresas premiadas. E aí? Está ansioso(a) para descobrir quem são as empresas Top of Mind de Maringá? E para participar deste grande evento? Acompanhe nosso Instagram e LinkedIn para mais detalhes do Top Of Mind.

A adecon nasceu em 1992 com o nome de Júnior Consultoria, fundada por Marta Kaiser, acadêmica de Administração da Universidade Estadual de Maringá na época. Conheça mais acessando nossa página Sobre.

Institucional
Contato

© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido com pela WebSpace Digital Solutions