No dinâmico mundo dos negócios, a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja crescer e se destacar. No entanto, muitas vezes, as empresas minimizam a importância da pesquisa de mercado local. Então, vamos explorar e entender por que ela é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento.
Refere-se à coleta de dados de mercado realizada diretamente pela própria empresa interessada ou por um profissional contratado para esse fim específico.
Pesquisa secundária
Envolve a utilização de dados já coletados e analisados por terceiros, como profissionais ou empresas especializadas. Isso inclui relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias.
Coletar dados específicos sobre o público-alvo e assim, entender suas necessidades e preferências, podendo construir uma persona, que é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal.
Entender a estratégia dos seus concorrentes
Necessidade de desenvolver um plano de ação para analisar pontos fortes e fracos de outras empresas e manter-se bem em relação ao mercado.
Dimensionar o mercado
É possível identificar novas tendências, segmentos mais lucrativos, avaliar a performance de produtos ou serviços, projetar o volume máximo de vendas que um público pode sustentar.
Identificar oportunidades com antecedência
Além de conhecer os pontos positivos e negativos da área de atuação, a pesquisa de mercado ainda oferece a oportunidade de detectar novas demandas com antecedência. Informações como essas podem mudar completamente os rumos de um negócio.
Como realizar uma pesquisa de mercado?
Pesquisas e Questionários
Distribuir questionários online ou presenciais para coletar feedback direto dos consumidores.
Análise de Dados Secundários
Utilizar dados já existentes, como relatórios de mercado, estudos acadêmicos e estatísticas governamentais.
Observação Direta
Visitar locais onde os produtos ou serviços são consumidos para observar o comportamento dos clientes.
Principais tipos de pesquisa de mercado
Pesquisa quantitativa
Os dados quantitativos constituem os aspectos mensuráveis de interesse para um público, como dados de vendas ou métricas de engajamento do cliente. Isso inclui qualquer informação que possa ser categorizada ou expressa numericamente, como número de clientes, datas de compras, receita e similares.
Pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa frequentemente envolve a investigação da linguagem, como palavras, seus significados, conceitos e opiniões. Ela explora o motivo pelo qual as pessoas pensam de determinada maneira e por que têm certas opiniões. Esses insights são obtidos através da análise de textos, imagens, clipes de áudio ou vídeo, entre outros tipos de dados.
Um dos principais benefícios dos dados qualitativos é a sua capacidade de revelar as motivações por trás das ações do público. Enquanto os dados quantitativos fornecem o "o quê" das tendências e padrões, os dados qualitativos explicam o porquê por trás desses fenômenos.
Conclusão
A pesquisa de mercado local é uma ferramenta que pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa para as empresas. Ao conhecer o público-alvo, identificar oportunidades específicas, adaptar-se ao ambiente competitivo e ajustar preços e produtos, as empresas podem alcançar um sucesso constante. Investir em pesquisa de mercado é necessário para qualquer empresa que deseja crescer em um mercado cada vez mais competitivo e diversificado.