O pessoal da GestãoClick fez uma visita no nosso blog para falar sobre alguns benefícios de um sistema ERP online!

O sistema ERP online é a solução para colocar em ordem os procedimentos da administração de empresas. Um software eficiente e repleto de recursos, e que usado da maneira certa, renderá ótimos benefícios. Vamos conhecer alguns?

1 – Mobilidade – controle de seus processos em qualquer lugar

Acompanhar o que está acontecendo em sua empresa de qualquer lugar é certamente um dos benefícios mais interessantes do sistema ERP online. No ambiente da web conseguirá ver os números de vendas, de produtos disponíveis no estoque e das faturas recebidas pelo financeiro.

Para isso bastará ter acesso a uma conexão de internet, e logar no sistema. Essa função é excelente para gestores e proprietários de empresas, que precisam visitar clientes ou realizar viagens de negócios, e não querem se desligar.

Também favorece a empresas com estruturas mais móveis, que não precisam concentrar parte de sua administração em sedes. Lojas de comércio eletrônico, por exemplo, que tem parte do seu setor comercial trabalhando no formato Home Office ou em coworking.

2 – Maior controle fiscal

A partir do sistema ERP online poderá emitir as diferentes versões de notas fiscais eletrônicas. Esse software é facilmente integrado aos programas da Receita Federal e Secretária da Fazenda de seu estado. Após a liberação da utilização do sistema em sua empresa, a cada venda fechada, rapidamente emitirá a nota fiscal eletrônica, e já pode enviar a chave de acesso para seu cliente.

Com esse sistema emitirá:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
  • Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e)
  • Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

A emissão ocorrerá com toda segurança, pois o software de gestão empresarial online é compatível com os mais seguros certificados digitais. Esses são assinaturas digitais que estarão associadas aos cadastros fiscais da empresa, ou seja, qualquer emissão ou envio de informações aos órgãos fiscalizadores, só acontecerão em máquinas que tenham esses certificados.

3 – Qualificação dos colaboradores

De forma direta, empresas que buscam o sistema ERP online para melhorar seus processos internos, vão precisar treinar seus colaboradores. Capacitar os funcionários é ponto importante em qualquer gestão.

É fato comum o quanto é importante manter profissionais atualizados, e motivados. E isso só é conseguido com melhoramento das condições de trabalho, e o estímulo para qualificação. Logo, um momento oportuno para promover capacitações é durante a implantação do software ERP.

4 – Produtos para seu estoque por meio da cotação online

Usando o sistema ERP pela web conseguirá cotar mercadorias para seu estoque com vários fornecedores simultaneamente. Ferramenta que traz mais agilidade ao setor de estoque. A partir de um exemplo simples ficará fácil de entender essa função, veja:

Uma empresa que fabrica camisas personalizadas, precisa comprar tecidos. O comprador usará o módulo cotação online, descreverá a matéria-prima, dará um comando e o sistema enviará a solicitação (via e-mail) de cotação para os fornecedores cadastrados. A medida que eles forem respondendo, o comprador terá conhecerá os valores para tomada de decisão.

A vantagem desse processo são muitas, entre elas:

  • Reduzirá os custos com ligações telefônicas. Imagine o custo diário que sua empresa tem para consultar valores de insumos?
  • Documentará todo processo, e pode ser facilmente comprovado que foi escolhida a melhor opção de fornecedor
  • Possibilidade de ter melhor lucro
  • Terá um histórico de preços, assim confrontará o fornecedor caso tenha aumentos abusivos

5 – Atualização constante do fluxo de caixa

O sistema ERP online permitirá o controle constante do fluxo de caixa. O livro-caixa não atende mais o dinamismo dos negócios atuais. Com esse tipo de software o setor financeiro terá sempre informações atualizadas dos valores que são creditados na conta da empresa, a medidas que os boletos bancários são quitados.

Outro ponto positivo é que o sistema ERP é compatível com sistemas de diferentes bancos, garantindo a segurança da conciliação bancária.

Igualmente, o controle de despesas terá atenção necessária. Nenhuma conta terá vencimento esquecido pelo sistema. Elas são lançadas no sistema, e a partir de relatórios diários, serão vistas as prioridades. Não haverá mais esquecimentos ou equívocos que comprometam o crédito da empresa.

 

Esperamos que esses 5 benefícios de um sistema ERP online ajudem a entender como esta ferramenta é importante para gestão de uma empresa. Certamente alcançará redução de seus custos, maior controle dos processos e agilidade para atender seus clientes.