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5 erros que as pequenas empresas cometem ao crescerem sozinhas

O crescimento empresarial é um objetivo que as pequenas empresas possuem – alcançar novos mercados, aumentar sua lucratividade e se consolidar no setor. No entanto, esse processo exige estratégia, um preparo e, muitas vezes, apoio externo.

 Ao tentarem crescer de forma autônoma, é comum que as organizações acabem cometendo erros que poderiam ser evitados com orientação adequada e com uma análise mais estratégica do negócio. 

Confira a seguir os 5 erros mais frequentes cometidos por pequenas empresas ao tentarem crescer sozinhas:

1. Ignorar o mercado e o consumidor

Sem uma pesquisa de mercado, as estratégias adotadas podem não estar de acordo com as preferências do público-alvo, não refletindo suas necessidades, nem acompanhar o mercado e suas evoluções. 

Um exemplo emblemático é da Kodak, referência mundial em câmeras analógicas. Se a empresa tivesse realizado uma pesquisa de mercado e acompanhado de perto o comportamento de seus consumidores e as tendências tecnológicas, poderia ter se adaptado à era digital.

 O mercado fotográfico foi dominado pelas inovações e a tradição de revelar fotos acabou ficando no passado, o que fez a marca perder seu espaço para marcas mais inovadoras.

2. Falta de planejamento Financeiro

Não ter um planejamento financeiro é um erro comprometedor pois ele é a base para o planejamento estratégico da organização. Sem ele, as decisões tomadas aumentam o risco de prejuízos e as decisões tomadas são sem segurança.

 Muitas pequenas empresas acabam tendo dificuldades por não organizarem suas finanças e, em muitos casos, acabam misturando as contas pessoais com as da empresa. Esse erro pode agravar a situação da organização ao longo prazo. 

 Assim, a partir do planejamento financeiro bem estruturado, é possível realizar gerenciamentos das atividades, controlando recursos, prevendo investimentos e tomando decisões mais acertadas para o futuro.

Imagem de um homem preocupado com os erros cometidos.

3. Esquecer o cliente no processo​

Durante o crescimento, é comum que o foco se volte para os colaboradores e para como alcançar o sucesso empresarial. Quando os clientes deixam de ser o centro das decisões, a empresa perde sua direção. Assim, essa estratégia de foco interno acaba se tornando um erro

Assim, a falta de foco nos clientes não representa quem irá consumir o produto ou serviço oferecido, fazendo com que essas pessoas busquem alternativas que os representem.

Manter o cliente como prioridade é essencial para a fidelização e construção de uma base sólida de consumidores.

4. Não investir em Marketing Digital

Com a internet e as evoluções tecnológicas, o marketing digital se tornou uma ferramenta de sucesso para a comunicação. O compartilhamento de informações tornou-se muito mais rápido e eficiente com a internet e a tecnologia. Não investir nessa área é um risco que a empresa corre. 

O Marketing Digital oferece informações aos usuários, sendo importante para influenciar na decisão de compra de forma estratégica. Assim, a falta de investimento nesse canal faz com que o alcance da marca fique limitado, perdendo espaço para os concorrentes.

Imagem de uma menina preocupada com o marketing de sua empresa

5. Não adaptar o produto ao mercado

O mercado está em constante evolução e não acompanhar essas mudanças é um erro. Assim, sua adaptação evita que sua marca seja substituída por essas inovações. 

A Nokia é um claro exemplo: uma empresa que era uma referência no ramo da tecnologia, com seus celulares. Com as evoluções tecnológicas, a marca não adaptou seus produtos aos smartphones e acabou perdendo sua popularidade

Marcas como a Samsung e Apple se tornaram referência, simbolizando uma ameaça a marca que já era consolidada no mercado e que com o tempo acabou sendo substituída.

Conclusão

Portanto, o crescimento de uma pequena empresa vai muito além de simplesmente aumentar o número de clientes ou a produção. É necessário estratégias bem planejadas, adaptabilidade ao mercado e, principalmente, uma compreensão profunda do comportamento dos consumidores e da gestão financeira. Evitar erros como ignorar o mercado, não planejar adequadamente as finanças, esquecer o foco no cliente, negligenciar o marketing digital e falhar na adaptação do produto pode ser a chave para um crescimento sustentável e de sucesso. 

Ao estruturar bem suas estratégias, a organização estará preparada para seu crescimento, com tomadas de decisões certeiras. E lembre-se: o caminho para o crescimento é contínuo, e a disposição para aprender com os erros é o que pode realmente diferenciar sua empresa das demais.

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