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Lições de Inovação Empresarial com Star Wars

Quer saber como a saga Star Wars conseguiu se tornar esse sucesso e como implementar a mesma receita em sua empresa? Confira neste blogpost!

Com personagens icônicos, como Luke Skywalker, Han Solo, Darth Vader e o carismático Chewbacca, o clássico Star Wars é uma das maiores sequências cinematográficas do mundo, sendo responsável por números extraordinários no ramo do entretenimento. Mesmo aquele que nunca assistiu a um filme da saga, conhece referências ou já ouviu falar de alguns momentos emblemáticos de Star Wars, como por exemplo a famosa frase proferida por Darth Vader, em “O Império Contra Ataca”, para Skywalker: “Luke, eu sou seu pai!”. 

Mas afinal, quais lições de inovação podem ser tiradas com o clássico para implementar em sua empresa?

Efeitos Especiais Revolucionários

George Lucas, diretor de Star Wars, apostou muito na inovação e na diferenciação de seu produto para a época, a partir da revolução feita nos efeitos especiais. Isso porque, o primeiro filme da franquia, “Uma Nova Esperança”, que ocorreu em 1977, introduziu técnicas inovadoras, a partir do desenvolvimento de tecnologias que transformaram a forma como os filmes passaram a ser produzidos no cinema global. Como tais iniciativas, destaca-se o aperfeiçoamento da técnica chroma key, o desenvolvimento dos efeitos especiais e a avançada técnica de efeitos sonoros, afinal, todos conhecem o famoso som do sabre de luz e a respiração do Darth Vader, não é mesmo?

Deste modo, para conseguir se diferenciar no mercado, é necessário inovar em seus produtos ou serviços, a partir do desenvolvimento de novos recursos, introdução de tecnologias inovadoras, ou até mesmo a partir da melhoria de processos que resolvam as dores de seus clientes. Atente-se às mudanças e as tecnologias do setor em que sua empresa está inserida,  e tente se adaptar e estar à frente das tendências, visto que isso fará com que sua empresa seja referência no mercado.

O “conhecido” storytelling

A partir do enredo fascinante e cativante, com diversos personagens memoráveis e mundos fictícios que são essenciais para o desenvolvimento das histórias, a franquia consegue abordar temas universais, como esperança, amizade, destino, conflito entre bem e mal e equilíbrio. Além disso, possui uma grande jornada do herói, que permite fazer o público se emocionar e se envolver com o enredo. Deste modo, a saga conquista e prende a atenção do espectador, fazendo-o se sentir dentro do universo Star Wars. Ou seja, a conexão criada com o público foi essencial para que o clássico se tornasse esse sucesso. 

Assim, ofereça um excelente atendimento ao consumidor, pois sua satisfação é essencial para a reputação de sua empresa. Forneça uma experiência memorável em toda a jornada do cliente, do primeiro contato ao pós venda, a partir da disponibilidade e do real interesse em solucionar as necessidades do cliente. Ou seja, crie momentos que cativem  e fidelizem seu público, além de claro, não deixar de contar a história de seu produto de forma interessante e persuasiva.

A marca Star Wars

“Guerra nas estrelas” conseguiu explorar muito bem sua marca no mundo inteiro, visto que não é apenas uma sequência de filmes, mas também se caracteriza por suas extensões, como séries, livros, spin-offs e jogos. Além disso, implementou eventos e produtos relacionados à franquia Star Wars que possibilitaram aumentar sua receita a partir da monetização destes. Como exemplos destes produtos, podem-se citar bonecos de personagens, armas de brinquedo (como os sabres de luz), camisetas e itens personalizados.

Desta forma, é importante que sua empresa desenvolva uma identidade forte e consistente, que consiga transmitir os valores e diferenciais dela.  Ganhe a confiança de seus clientes e utilize estratégias de marketing que identifiquem sua marca e impactem o consumidor.

Fãs engajados

A imensa comunidade de fãs da famosa saga consegue ser muito engajada  em aspectos envolvendo Star Wars, seja na organização de eventos autônomos ou em ações e projetos relacionados ao assunto. Mesmo com o primeiro filme de “Guerra nas estrelas” sendo lançado em 1977, é possível perceber que o público do clássico continua aumentando, em todas as faixas etárias, sendo potencializado ainda mais com o avanço atual da internet. 

É necessário que sua empresa conheça os gostos e características de seu público, e os explore em sua marca, visto que isso aumentará a satisfação e a fidelização de seus clientes, o que, consequentemente, ampliará a recomendação para outras pessoas por parte destes.

Enfim, conhecer seu público alvo é o primeiro passo para o sucesso de seu empreendimento, e você pode descobrir isso a partir de uma pesquisa de mercado promovida pela adecon, onde encontraremos o perfil de seus consumidores, o que permitirá à sua empresa criar estratégias de marketing mais assertivas para conquista do seu público.

Deste modo, todo esse sucesso extraordinário de Star Wars ao longo de várias décadas  é explicado pela combinação de narrativa cativante, da inovação em processos cinematográficos, e, principalmente, na aproximação e conquista do público.

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