6 Pilares que Todas as Empresas de Sucesso Têm em Comum

Cada empresário alcançou o sucesso de alguma forma, é por isso que cada empresa tem uma história diferente, no entanto, existem pilares fundamentais que toda companhia deveria seguir para conseguir conquistar sua missão e visão.

Se você é empreendedor, sabe muito bem que criar uma empresa não é uma tarefa fácil e sempre surgem problemas em todas as etapas, é por isso que para facilitar esta tarefa vamos lhe apresentar 6 dicas para implementar dentro da sua organização!

1 – Pensar em longo prazo

Os resultados de uma empresa não são alcançados da noite para o dia, não importa o tamanho da empresa. Se você quer ter sucesso precisa, principalmente, planejar o futuro em busca do crescimento.

O foco nos resultados em longo prazo passa pelo planejamento estratégico eficiente e pela definição de objetivos e caminhos a serem seguidos para alcançar os resultados desejados.

Acompanhe mais no blog 5 Estratégias de Planejamento Empresarial Para o Longo Prazo.

2- Pessoas

Pessoas são a chave do sucesso de qualquer negócio. Existem vários empreendedores/empresários que não dão o valor suficiente para seus colaboradores. 

Se uma empresa dedica a maior parte dos recursos para o setor de produção e não dá atenção para a área de Gestão de Pessoas, terá diversos problemas, como desperdício do capital humano, perda de trabalhadores ótimos.

A revolução industrial é passado, aquele período onde o foco principal era o lucro e a exploração dos trabalhadores, nesta nova era, o empregado deve ser uns dos focos principais das empresas, oferecendo diversos benefícios, cursos, capacitações, entre outros.

 O empresário que é incapaz de perceber a importância do funcionário (que não é treinado adequadamente e que tem um salário baixo ou é discriminado) custa muito dinheiro para uma empresa, seja porque o funcionário não é eficiente e eficaz, gastando mais tempo que o necessário e obrigando a empresa a contratar outro funcionário para suprir as deficiências e atrasos, seja pelo trabalho mal feito e retrabalho de ações e tarefas, causando desperdício de dinheiro e tempo.

Uma organização deve se esforçar por manter uma boa cultura organizacional, ter uma boa gestão de pessoas, bom recrutamento, desta forma evita problemas como, não ter um time profissional e capacitado, ter as pessoas erradas fazendo o trabalho, afetar a credibilidade e imagem do negócio, visto que a qualidade (produto ou serviço) fica comprometida, levando a perda do cliente, sem contar o quanto ele não vai falar mal da empresa.

Portanto, ter um time de pessoas qualificadas, treinadas, competentes e bem remuneradas é fator primordial para o sucesso em uma empresa.

3- Produto

Segundo um artigo da revista  Harvard Business Review, mais de 90% dos produtos não vão alcançar sucesso no mercado, sendo que 42% das empresas fecham as portas, porque vendem produtos ou serviços que ninguém quer comprar.

Este é um dos grandes desafios de uma empresa, criar produtos e serviços que o mercado quer e está disposto a pagar. Obviamente este não é um processo fácil e rápido, pois envolve assertividade, inovação e desenvolvimento eficiente, feito através de muita pesquisa e “conversa” com o cliente final e com o mercado.

Muitos acreditam que o fator de sucesso de um determinado produto é seu preço, sem se preocupar com o resto. Basta pegar um produto ou serviço e cobrar barato que vai ter sucesso. Se tal afirmação fosse verdade, todo comerciante ou prestador de serviços seria um “Jeff Bezos”(CEO Amazon) ou “Bill Gates”(Microsoft), pois bastava cobrar um valor bem em conta, para vender muito e fazer muito dinheiro com seus negócios.

No entanto, também é importante que você saiba precificar adequadamente seus produtos (link)

Toda empresa de sucesso sabe bem o que o mercado e o cliente quer, como quer, quando quer e o quanto está disposto a pagar, um exemplo claro é o Iphone 13, que pode chegar a custar R$15.000.  É importante que você conheça o seu público alvo.

Ser um facilitador e gerador de soluções de qualidade, efetivas e simples para as necessidades e demandas do cliente e do mercado, é também um fator importante das empresas de sucesso.

4- Investimento em inovação para sua empresa

Esse é um dos principais diferenciais entre as empresas de sucesso e as empresas comuns: os investimentos em inovações.

Hoje em dia, novas tecnologias surgem a todo momento e as empresas precisam se manter atualizadas para se destacarem no mercado. Companhias que não se renovam permanecem paradas no tempo e perdem oportunidades de conquistar novos clientes e mercados.

O caminho para o sucesso está em investir na atualização e capacitação da sua empresa e também nas novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.

Apesar do investimento em tecnologia ser, algumas vezes, um pouco oneroso, proporciona retorno garantido em aumento de produtividade, redução de custos mensais e com a escalabilidade.

5 - Investimento em marketing de qualidade

Atualmente, com tanta concorrência em todos os setores, as empresas precisam investir em campanhas de marketing de qualidade para serem vistas e lembradas pelos clientes.

Com a internet em plena expansão, o marketing digital se mostra bastante eficiente como estratégia de divulgação da empresa, produtos e serviços.

O marketing digital oferece diversos recursos que ajudam o negócio a segmentar melhor as campanhas, o que permite atrair leads qualificados, ou seja, que realmente tenham interesse pelos produtos oferecidos.

Além disso, as ferramentas de automação de marketing proporcionam a versatilidade que as empresas tanto precisam.

Com as ferramentas adequadas é possível conseguir fazer mais usando os mesmos recursos. Um exemplo claro seria o envio de e-mails, que sem ferramentas de automação exigiram que as mensagens fossem enviadas uma a uma  “uma tarefa impensável nos dias de hoje” porém com os recursos certos, é possível enviar milhares de e-mails segmentados, em momentos oportunos e seguindo uma sequência lógica de atração de clientes.

De nada adianta ter ótimos serviços ou produtos que não são encontrados pelos clientes.

6- Reinvestir os lucros na sua empresa

Para que a empresa se mantenha sustentável é essencial fazer a gestão financeira do negócio. Parte dos lucros deve ser reinvestida na própria empresa, fazendo melhorias, investimentos em inovações, novos produtos ou serviços, contratando novos funcionários ou proporcionando treinamentos aos colaboradores já existentes.

É importante se atentar que os produtos que fazem sucesso hoje podem não manter esse resultado depois de alguns anos